A primeira semana da 634.ª edição da Feira de São Mateus, em Viseu, ficou marcada por grandes momentos de música e animação, mas também por uma programação que procura reforçar todas as dimensões que fazem parte da identidade da Feira: tradição, gastronomia, comércio, cultura, divertimentos e convívio entre gerações.
Entre os momentos musicais que marcaram esta primeira semana estiveram as atuações dos Fingertips, Fernando Daniel, Maiara & Maraisa e Némanus.
E tem havido espaço para o inesperado, entre o concurso para ganhar um carro elétrico, que decorre até ao dia 5 de setembro, e um pedido de casamento feito por uma figura pública durante o concerto de Fernando Daniel. São algumas das histórias que já marcam esta edição e que deixam no ar a pergunta: que outras surpresas poderão acontecer até 6 de setembro?
“Queremos que a Feira seja vivida por aquilo que acontece em todo o recinto e não apenas no palco. A música é importante, mas a Feira é também gastronomia, comércio, tradição, cultura, divertimentos, encontro entre gerações e novas experiências. É essa diversidade que queremos valorizar e reforçar.”
José Silva Fernandes, Presidente da Viseu Marca
Arte, memória e cultura
A dimensão cultural assume um lugar especial no Pavilhão Multiusos, onde, além dos habituais expositores e de uma área dedicada às Juntas de Freguesia de Viseu, há uma sala dedicada a três exposições.
Uma exposição-tributo a Augusto Trigo, dedicada à Banda Desenhada e promovida pelo GICAV, presta homenagem ao percurso e à obra do artista.
Está também patente uma exposição do artista viseense Herculano Costa, valorizando a criação artística ligada à cidade e à região.
A terceira exposição apresenta retratos de pessoas ilustres da autoria de João Relvas, entre os quais António Almeida Henriques, antigo presidente da Câmara Municipal de Viseu.
Uma Feira mais sustentável, inclusiva e promotora de saúde
A edição de 2026 reforça ainda três pilares transversais – sustentabilidade, inclusão e saúde – através de iniciativas dirigidas aos diferentes públicos.
A Feira é, desde 2023, a primeira feira do país com certificação Biosphere de evento sustentável, mantendo este compromisso através de iniciativas como o Desafio Eco-Bike, a exposição “1 Planeta ½ Ambiente”, os Murais da Sustentabilidade e a Rota da Consciência Ambiental e outras atividades, bem como através do incentivo à correta separação de resíduos, incluindo biorresíduos, pelos comerciantes.
Na área da inclusão, a Feira disponibiliza Espaço Criança, Espaço Bebé, Espaço de Regulação Sensorial, Corredor Azul, WC adaptados e sinalética adaptada a cegos e daltónicos, entre outras respostas, e promove iniciativas relacionadas com Língua Gestual Portuguesa, turismo inclusivo e comunidades amigas da demência.
A Feira Saúde leva igualmente para o recinto ações de prevenção, rastreio e literacia em saúde, através de workshops e atividades de sensibilização.
“Uma Feira com mais de seis séculos de história não pode ficar parada no tempo. Queremos preservar aquilo que torna a Feira de São Mateus única e, ao mesmo tempo, prepará-la para o futuro. A sustentabilidade, a inclusão e a saúde são hoje parte integrante dessa evolução.”
José Silva Fernandes, Presidente da Viseu Marca

A Feira continua até 6 de setembro
Ainda há tempo para comer uma fartura, degustar as típicas enguias e levar os mais novos a divertirem-se nos carrosséis que tantas memórias trazem aos viseenses.
Até 6 de setembro, o Campo de Viriato continuará a receber propostas para públicos de todas as idades, entre cultura, gastronomia, comércio, artesanato, animação, tradição, sustentabilidade, inclusão e saúde, sem esquecer os grandes momentos musicais.
Entre os próximos destaques estão MC Paiva, a 14 de agosto, e Plutónio, a 15 de agosto, seguindo-se, entre outros, Calema, Wet Bed Gang, Os Quatro e Meia, Vizinhos, Bárbara Bandeira, Resistência, ÁTOA, Sara Correia e Deejay Telio.
A programação completa da Feira de São Mateus, incluindo concertos, exposições, atividades e respetivos horários, pode ser consultada em feirasaomateus.pt.
(Fotos Carlos Tavares)