Presidente da Direcção dos BVV responde à notícia hoje dada pela RD

Tal como não esclareceu que a ambulância mobilizada era de Castro Daire, mas estava estacionada no Hospital de Viseu e mais próxima da ocorrência. Mas esse pormenor não servia ao fim do artigo.

Tópico(s) Artigo

  • 15:10 | Segunda-feira, 19 de Outubro de 2020
  • Ler em 3 minutos

O Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viseu exerce o direito de resposta…

 

“Prezada Rua Direita


 

Foi com espanto que vimos publicado o artigo sobre um suposto problema do Socorro em Viseu, escrito por um alguém que se alega bombeiro inativo e se esconde por trás do nome Augusto Lopes. Tal nome não consta dos registos dos BV Viseu!

A situação é especialmente “estranha” por ser escrita por quem aparentemente devesse estar por dentro da matéria. E até pode ser o caso. Mas não diz tudo.

Situações como a relatada acontecem todos os dias em todos os concelhos, e o autor do artigo bem o sabe.

Ou seja, os nossos recursos são finitos. Não são, nunca foram nem nunca serão ilimitados.

Nem os recursos humanos e materiais de Viseu conseguem estar em vários locais ao mesmo tempo, nem os de nenhum outro concelho, e por isso existe coordenação distrital e Nacional.

As ambulâncias dos BV Viseu prestam serviço contínuos todos os dias e a todas as horas. Tais serviços têm regras agora mais apertadas devido à situação que vivemos.

Por exemplo, no fim de cada serviço de transporte de doentes com COVID ou outros similares, a ambulância tem que ser totalmente desinfetada. Esta operação leva pelo menos 45 minutos e durante esse período não está operacional. É normal que caso ocorra um qualquer acidente nessa altura, se tenha que deslocar o meio que mais rapidamente acorra ao local.

Mas não valia a pena falar disto. O autor do artigo não pretende esclarecer ninguém.

Tal como não esclareceu que a ambulância mobilizada era de Castro Daire, mas estava estacionada no Hospital de Viseu e mais próxima da ocorrência. Mas esse pormenor não servia ao fim do artigo.

O objetivo é outro e bem conhecido. Lá iremos.

Descreve ainda com afinco os novos equipamentos de outras associações e foi bom ficarmos a saber que Loulé está preparada para a próxima era glaciar, e que as autoescadas é que são um grande investimento!

Fala-se em centenas de milhares de Euros como se de cêntimos se tratasse sem querer sequer perceber a sua origem!

Vamos ser sérios!

A Direção AHBV Viseu foi recentemente legitimada pela esmagadora maioria dos seus associados está a fazer o seu trabalho de acordo com o programa sufragado. O Comando profissional foi uma das medidas apresentadas em tal programa. E foi esse o eleito. Nada mais legítimo, portanto.

Quanto ao voluntariado e formação de novos Bombeiros, existe um défice bem conhecido a nível nacional.

Apesar disso a AHBVV tem 5 novos Bombeiros em fase final de formação que em breve integrarão os quadros, e acaba de incorporar 20 novos elementos na sua escola. Espera-se que estes últimos terminem a sua formação dentro de um ano.

Paralelamente temos recebido pedidos de transferência de Bombeiros de outros CBs, e passagens de Bombeiros do Quadro de reserva para o Corpo Ativo.

A AHBV Viseu, segundo números do Comando Distrital, assegura cerca de 70% do serviço de Proteção Civil no concelho.

Naquele que é maior concelho do Distrito de Viseu! E fazemo-lo com um dos orçamentos mais baixos do Distrito. Infelizmente não se preocupou o alegado “bombeiro inativo” com este pormenor de eficiência.

Deveria relevar que fazemos muito mais que outros e com muito menos.

É essa a simples verdade e não outra.

A grande preocupação do artigo infelizmente não é o Socorro ás populações, nem é a eficácia do nosso Corpo de Bombeiros Voluntários.

Essas são as nossas preocupações diárias, e quanto a isso os Viseenses podem estar certos de que têm um Corpo de Bombeiros Voluntários de que se podem orgulhar.

E o futuro vai ser ainda melhor!”

 

Carlos Costa

Presidente da Direção da AHBV Viseu

 

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora