Presidente da Direcção dos BVV responde à notícia hoje dada pela RD

Tal como não esclareceu que a ambulância mobilizada era de Castro Daire, mas estava estacionada no Hospital de Viseu e mais próxima da ocorrência. Mas esse pormenor não servia ao fim do artigo.

Tópico(s) Artigo

  • 15:10 | Segunda-feira, 19 de Outubro de 2020
  • Ler em 3 minutos

O Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viseu exerce o direito de resposta…

 

“Prezada Rua Direita

 

Foi com espanto que vimos publicado o artigo sobre um suposto problema do Socorro em Viseu, escrito por um alguém que se alega bombeiro inativo e se esconde por trás do nome Augusto Lopes. Tal nome não consta dos registos dos BV Viseu!

A situação é especialmente “estranha” por ser escrita por quem aparentemente devesse estar por dentro da matéria. E até pode ser o caso. Mas não diz tudo.

Situações como a relatada acontecem todos os dias em todos os concelhos, e o autor do artigo bem o sabe.

Ou seja, os nossos recursos são finitos. Não são, nunca foram nem nunca serão ilimitados.

Nem os recursos humanos e materiais de Viseu conseguem estar em vários locais ao mesmo tempo, nem os de nenhum outro concelho, e por isso existe coordenação distrital e Nacional.

As ambulâncias dos BV Viseu prestam serviço contínuos todos os dias e a todas as horas. Tais serviços têm regras agora mais apertadas devido à situação que vivemos.

Por exemplo, no fim de cada serviço de transporte de doentes com COVID ou outros similares, a ambulância tem que ser totalmente desinfetada. Esta operação leva pelo menos 45 minutos e durante esse período não está operacional. É normal que caso ocorra um qualquer acidente nessa altura, se tenha que deslocar o meio que mais rapidamente acorra ao local.

Mas não valia a pena falar disto. O autor do artigo não pretende esclarecer ninguém.

Tal como não esclareceu que a ambulância mobilizada era de Castro Daire, mas estava estacionada no Hospital de Viseu e mais próxima da ocorrência. Mas esse pormenor não servia ao fim do artigo.

O objetivo é outro e bem conhecido. Lá iremos.

Descreve ainda com afinco os novos equipamentos de outras associações e foi bom ficarmos a saber que Loulé está preparada para a próxima era glaciar, e que as autoescadas é que são um grande investimento!

Fala-se em centenas de milhares de Euros como se de cêntimos se tratasse sem querer sequer perceber a sua origem!

Vamos ser sérios!

A Direção AHBV Viseu foi recentemente legitimada pela esmagadora maioria dos seus associados está a fazer o seu trabalho de acordo com o programa sufragado. O Comando profissional foi uma das medidas apresentadas em tal programa. E foi esse o eleito. Nada mais legítimo, portanto.

Quanto ao voluntariado e formação de novos Bombeiros, existe um défice bem conhecido a nível nacional.

Apesar disso a AHBVV tem 5 novos Bombeiros em fase final de formação que em breve integrarão os quadros, e acaba de incorporar 20 novos elementos na sua escola. Espera-se que estes últimos terminem a sua formação dentro de um ano.

Paralelamente temos recebido pedidos de transferência de Bombeiros de outros CBs, e passagens de Bombeiros do Quadro de reserva para o Corpo Ativo.

A AHBV Viseu, segundo números do Comando Distrital, assegura cerca de 70% do serviço de Proteção Civil no concelho.

Naquele que é maior concelho do Distrito de Viseu! E fazemo-lo com um dos orçamentos mais baixos do Distrito. Infelizmente não se preocupou o alegado “bombeiro inativo” com este pormenor de eficiência.

Deveria relevar que fazemos muito mais que outros e com muito menos.

É essa a simples verdade e não outra.

A grande preocupação do artigo infelizmente não é o Socorro ás populações, nem é a eficácia do nosso Corpo de Bombeiros Voluntários.

Essas são as nossas preocupações diárias, e quanto a isso os Viseenses podem estar certos de que têm um Corpo de Bombeiros Voluntários de que se podem orgulhar.

E o futuro vai ser ainda melhor!”

 

Carlos Costa

Presidente da Direção da AHBV Viseu

 

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora

Office Lizenz Kaufen Windows 10 pro lizenz kaufen Office 2019 Lizenz Office 365 lizenz kaufen Windows 10 Home lizenz kaufen Office 2016 lizenz kaufen office lisans satın al office 2019 satın al