Portugal já recebeu 530 refugiados no âmbito do Programa Voluntário de Reinstalação do ACNUR

São sete famílias provenientes do Iraque, do Sudão e do Sudão do Sul, que foram acolhidas em Braga.

Tópico(s) Artigo

  • 16:22 | Sexta-feira, 27 de Novembro de 2020
  • Ler em < 1

Ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), chegaram ontem a Portugal 23 cidadãos beneficiários do estatuto de refugiado provenientes da Turquia e do Egito.

São sete famílias provenientes do Iraque, do Sudão e do Sudão do Sul, que foram acolhidas em Braga.

Até ao momento, chegaram ao nosso país 530 pessoas no âmbito do Programa Voluntário de Reinstalação do ACNUR e da Comissão Europeia. Destas, 245 chegaram do Egito e 285 da Turquia.

O acolhimento e a integração das pessoas refugiadas têm sido uma prioridade do Governo, num esforço contínuo que envolve Estado central e autarquias locais, bem como entidades públicas e privadas, e que tem sido reconhecido pelas Nações Unidas, pela Organização Internacional das Migrações, pela União Europeia e pelo Conselho da Europa.


Esta prioridade tem-se traduzido na participação ativa de Portugal no esforço europeu de acolhimento aos refugiados, através do apoio às propostas da Comissão Europeia no sentido da construção de uma política europeia de asilo comum, que seja assente nos princípios da responsabilidade e solidariedade, no respeito pela dignidade da pessoa humana e no combate ao tráfico de seres humanos.

 

(Foto DR)

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora