Politécnico de Viseu promove conferência internacional sobre investigação multidisciplinar

No primeiro dia, 1 de julho, quinta-feira, depois da sessão de abertura, o programa é dedicado às áreas da “Educação” e “Saúde”. A educação inclusiva e as tecnologias de informação e comunicação são as temáticas...

Tópico(s) Artigo

  • 10:49 | Sexta-feira, 25 de Junho de 2021
  • Ler em 2 minutos

O programa desenvolve-se em torno de quatro eixos temáticos: educação, tecnologias, saúde e ciências agrárias, correspondentes às áreas centrais de atuação das Unidades de ID&I do Politécnico de Viseu.

Os Centros de Investigação do Politécnico de Viseu CI&DEI, CISeD, UICISA: E_ESEnfC/ESSIPV e CERNAS-IPV promovem, nos dias 1 e 2 de julho, um encontro científico internacional que pretende partilhar as melhores experiências e evidências científicas, promovendo a reflexão e o debate em torno de temas relevantes da atualidade. A “International Conference on Multidisciplinary Research – CMR” decorre em formato híbrido e o programa está disponível aqui (http://events.ipv.pt/cmr/).

A Comissão de Organização da Conferência, constituída por Ana Paula Cardoso (CI&DEI), José Luís Abrantes (CISeD), Manuela Ferreira (UICISA: E_ESEnfC/ESSIPV) e Raquel Guiné (CERNAS-IPV), destaca a multidisciplinaridade da conferência, a excelência do painel de conferencistas e a grande adesão à apresentação de comunicações, em particular na área das ciências agrárias.


Sessões plenárias

No primeiro dia, 1 de julho, quinta-feira, depois da sessão de abertura, o programa é dedicado às áreas da “Educação” e “Saúde”. A educação inclusiva e as tecnologias de informação e comunicação são as temáticas das conferências de José Fernández Batanero (Universidade de Sevilha) e Bárbara Mariana Gutiérrez Pérez (Universidade de Salamanca). À tarde discute-se a “Literacia e Saúde Mental nos Estudantes do Ensino Superior” e “Promoção da Saúde, Literacia e Estilos de Vida no Ensino Superior”, títulos das intervenções de Carlos Sequeira (Escola de Enfermagem do Porto, Cintesis) e Ana Rita Pedro (Escola Nacional de Saúde Pública), respetivamente.

 

As “Ciências Agrárias” e as “Tecnologias” são os eixos do segundo dia da Conferência, novamente com participações de investigadores nacionais e internacionais. A ciência e tecnologia alimentar, por Elena Bartkiene (Universidade de Ciências da Saúde da Lituânia), e a agricultura sustentável, por António Dinis Ferreira (Cernas – Instituto Politécnico de Coimbra), são o ponto de partida para um debate a decorrer durante a manhã. Barry Feeney (Instituto de Tecnologia de Dublin) e Ana Lúcia Ferreira (Veolia Water Technologies Techno Center Netherlands B.V.) são os conferencistas que, à tarde, vão falar da ligação entre os institutos politécnicos e as empresas e o tratamento de águas industriais, respetivamente.

 

Sessões paralelas

Ao longo dos dois dias, o encontro promove simultaneamente a apresentação de comunicações, orais e digitais, em sessões paralelas, resultantes de uma ampla “open call” a que se candidataram 181 estudantes, docentes e investigadores de dez países (Brasil, Cabo Verde, Espanha, Estados Unidos da América, Irlanda, Líbano, Lituânia, Polónia, Roménia e Sri Lanka), para lá das participações nacionais.

Todos os resumos aceites (para comunicações orais ou em e-poster) serão publicados numa edição especial da revista “Millenium – Journal of Education, Technologies and Health”.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora