Plataforma Já Marchavas desafia Câmara Municipal a hastear bandeira LGBTQIA+ no dia do Orgulho (28 de junho).

... pretendemos a construção de um movimento político no combate à discriminação pelo fim da violência e da opressão motivada pela orientação sexual; identidade e/ou expressão de género e características sexuais.

Tópico(s) Artigo

  • 9:24 | Terça-feira, 31 de Maio de 2022
  • Ler em 2 minutos

A Plataforma Já Marchavas enviou na semana passada um email à Câmara Municipal de Viseu, a pedir uma reunião com a vereadora da Cultura e Ação Social, Leonor Barata.

Com o intuito de uma convivência democrática e plural no nosso concelho, pedimos uma reunião com o respetivo executivo, com o objectivo de encontrar soluções conjuntas para a comunidade LGBTQIA+ da região.

No pedido lançamos três desafios à CM de Viseu: Como forma de assinalar o Dia do Orgulho (28 de junho), convidamos o município de Viseu a hastear a bandeira LGBTQIA+ no edifício da Câmara Municipal, no dia 28 de junho; Implementar o Plano Municipal LGBTQIA+ em Viseu; Subscrever o manifesto da marcha (a ser divulgado em breve) e participar oficialmente na mesma.
A Plataforma encontra-se neste momento a organizar a 5.ª Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTQIA+, que se realiza no dia 9 de outubro de 2022.
Sob o mote “Um movimento em Marcha”, celebrando o caminho histórico do movimento LGBTQIA+ em Portugal, que este ano convoca cerca de 20 marchas em todo o país, pretendemos a construção de um movimento político no combate à discriminação pelo fim da violência e da opressão motivada pela orientação sexual; identidade e/ou expressão de género e características sexuais.

Em 2022, ano em que se celebram os 40 anos da Despenalização da Homossexualidade em Portugal (1982); dos 32 anos da despatologização da Homossexualidade da Lista Internacional de Doenças Mentais (OMS); e dos 17 anos da Manifestação STOP Homofobia, em Viseu, recordamos a importância da participação cidadã e coletiva na transformação política e social que fazem a democracia portuguesa.


Sobre a Plataforma

A Plataforma Já Marchavas é constituída por um grupo de cidadãs/ãos e coletivos de Viseu que tem como principal foco a defesa dos direitos humanos nas suas diversas vertentes. A Plataforma é um espaço aberto de construção e intervenção social em espaços públicos e de acesso público. A Plataforma é Feminista, LGBTQIA+, Ecologis

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora