Parque de Lazer de Marzovelos … 2 bancos com vista para um tanque com água estagnada e peixes mortos

Os moradores desconheciam que dois bancos de jardim, sobranceiros a uma ribanceira a resvalar para um tanque forrado com uma tela plástica há mais de três anos com vários rasgões, protegido por uma rede de vedação hexagonal, onde nadam 6 patos, 1 tartaruga e vários peixes (alguns já mortos) se tratava de um “parque de lazer”.

Tópico(s) Artigo

  • 17:53 | Segunda-feira, 06 de Setembro de 2021
  • Ler em 2 minutos

Moradores de Marzovelos depararam há dias com um cartaz anunciando obras de “Reabilitação do Parque de Lazer de Marzovelos”, num investimento de 305.728,82 euros, mais IVA, assinado pelo Município e pela Freguesia de Viseu.

Acontece que esta obra foi adjudicada em 18.08.2021, a poucos dias das eleições autárquicas, mas há mais de três anos que os moradores se têm vindo a queixar do estado de degradação daquele espaço, nomeadamente com a deterioração da tela plástica que sustenta a água onde sobrevivem seis patos e uma tartaruga, apesar da água estagnada já ter provocado a morte de alguns peixes.

As obras já começaram, mas, aparentemente, sem os necessários cuidados com os animais, tendo em conta que uma pata se encontra a chocar ovos.


Os moradores desconheciam que dois bancos de jardim, sobranceiros a uma ribanceira a resvalar para um tanque forrado com uma tela plástica há mais de três anos com vários rasgões, protegido por uma rede de vedação hexagonal, onde nadam 6 patos, 1 tartaruga e vários peixes (alguns já mortos) se tratava de um “parque de lazer”.

 

 

Na verdade, para além do parque infantil, o único espaço de lazer naquela povoação fica na extremidade daquele imenso bairro, na chamada alameda em frente ao Hotel Montebelo, onde a Visabeira Imobiliária, já por duas vezes, em 2004 e 2009, colocou cartazes a anunciar a construção de um centro comercial.

Após a denúncia pública da Associação Olho Vivo, a Visabeira e a Câmara de Viseu anunciaram publicamente o início de negociações para a permuta de terrenos. Volvidos dois anos, o deputado municipal do Bloco de Esquerda interpelou directamente Fernando Ruas, na Assembleia Municipal de Viseu, perguntando, em duas sessões seguidas, qual o ponto da situação das negociações sobre a permutas de terrenos, tendo em conta que na revisão do PDM aquele espaço continuou destinado a construção, mas o então presidente da CMV não teve a dignidade de responder, como era seu dever.

Esperamos que a intervenção dos moradores, do Núcleo da Olho Vivo e do Bloco de Esquerda tenha salvo aquele espaço, onde todos os dias se vêem crianças a jogar e a brincar, por vezes, acompanhadas pelos progenitores. Porque, para além deste espaço verde, Fernando Ruas, em 24 anos que esteve à frente do município, apesar do aumento da população, não criou mais nenhum jardim, a não ser na encosta do Hotel Montebelo, que na prática mais não é do que um jardim para os hóspedes daquela unidade hoteleira da Visabeira.

Talvez para compensar esta lacuna de jardins e a destruição do belíssimo jardim da Ribeira, mandou colocar dois bancos de jardim no meio da rotunda ao lado da Escola (Primária) da Avenida, o que constitui uma pedagogia negativa de segurança rodoviária, sobretudo para as crianças.

Não por acaso, a Câmara exibe, como exemplares de espaços verdes e jardins, fotografias de rotundas com flores.

Queremos VISEU, CIDADE JARDIM com mais jardins!

BE Viseu

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora