“Papagaio” ajuda pescadores e aves marinhas

A captura acidental nas pescas é uma das maiores ameaças às aves marinhas, e causa também prejuízos aos pescadores, em termos de equipamentos danificados, iscos ou peixe perdido, e tempo passado a retirar aves das redes, linhas e anzóis.

  • 18:12 | Segunda-feira, 03 de Maio de 2021
  • Ler em 2 minutos

O “papagaio afugentador”, uma espécie de papagaio de papel em forma de ave de rapina, evita que alcatrazes, gaivotas e pardelas se aproximem das embarcações de pesca. Fácil de usar, o dispositivo evita que as aves marinhas fiquem feridas ou morram nas redes de emalhar: um sucesso para o projeto MedAves Pesca, no qual técnicos da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) têm trabalhado de perto com os pescadores de Peniche para mitigar uma das principais ameaças às aves marinhas.

“Os pescadores gostam do papagaio afugentador porque é fácil de usar, não afeta as capturas de pescado, e reduz as capturas de aves”, diz Ana Almeida, técnica de conservação marinha da SPEA. “Nenhum pescador quer apanhar aves, portanto ter uma forma fácil e eficaz de o evitar é um excelente resultado.”

A captura acidental nas pescas é uma das maiores ameaças às aves marinhas, e causa também prejuízos aos pescadores, em termos de equipamentos danificados, iscos ou peixe perdido, e tempo passado a retirar aves das redes, linhas e anzóis. Ao longo dos últimos dois anos e meio, os investigadores e pescadores envolvidos no projeto MedAves Pesca testaram várias medidas para evitar que as aves sejam capturadas acidentalmente.

De entre as medidas testadas no projeto MedAves Pesca, o papagaio afugentador demonstrou ser particularmente eficaz a prevenir capturas de aves nas redes de emalhar. Quando os pescadores usaram o papagaio afugentador, significativamente menos aves interagiram com a embarcação, reduzindo assim a probabilidade das aves serem capturadas durante a largada das redes. Este dispositivo parece também ter efeitos positivos na pesca de palangre, embora sejam necessários mais estudos para o comprovar cientificamente.


Um importante legado deste projeto é o envolvimento dos pescadores. Para alargar este impacto para lá dos pescadores que participaram no projeto, a SPEA instalou, nas duas associações de pesca da região, quiosques interativos onde podem descobrir como implementar estas e outras medidas para uma pesca mais sustentável.

“Estamos muito agradecidos a esta comunidade piscatória que tem acolhido projetos como o MedAves Pesca de braços abertos”, diz Ana Almeida da SPEA. “Agora queremos incentivar cada vez mais pescadores, não só em Peniche mas em todo o país, a implementar esta e outras boas práticas.”

Financiado pelo programa operacional Mar2020, o projeto MedAves Pesca chegou ao fim dia 30 de abril, com um evento de encerramento em que foram apresentados os resultados do projeto e no qual estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino, e Dina Ferreira, Gestora do Programa Operacional Mar2020. Durante o evento foi inaugurada a exposição de fotografia “Pescadores e aves marinhas, aliados por um mar sustentável”, que tem o apoio da Docapesca e da Câmara Municipal de Peniche e retrata a faina dos pescadores que têm colaborado nos projetos de conservação de Natureza que a SPEA tem vindo a desenvolver na região. Para já, a exposição está patente na lota do porto de pesca de Peniche, mas a SPEA, o município e a Docapesca estão a explorar opções para a tornar acessível a todos num futuro próximo.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora