Orquestra Geração chega a Tondela e a Castanheira de Pera

Em Tondela, as crianças do Projeto Comunidades Geração terão a oportunidade de aprender a tocar violino, viola d’arco e violoncelo. Já em Castanheira de Pera, poderão aprender a tocar violino, viola d’arco, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal e saxofone. As aulas são orientadas por um grupo de professores especializados e qualificados nos instrumentos lecionados, em ciências musicais, musicoterapia, expressões artísticas e psicologia

Tópico(s) Artigo

  • 12:39 | Sexta-feira, 05 de Março de 2021
  • Ler em 2 minutos

É através do Projeto Comunidades Geração, uma iniciativa de caráter inovador e de empreendedorismo social, que a Orquestra Geração pretende combater o insucesso e abandono escolar e promover a integração social das crianças e dos jovens de Tondela e Castanheira de Pera e das suas comunidades. A iniciativa, congénere da Orquestra Geração, intervém junto de 45 crianças e jovens do 1º e 2º ciclos de escolaridade dos concelhos de Tondela e Castanheira de Pera.

Atualmente a funcionar à distância, devido à pandemia Covid-19, o projeto de integração social da Orquestra Geração oferece a oportunidade de acesso à educação musical a crianças oriundas de contextos socioeconómicos vulneráveis e com menores rendimentos escolares. Além de promover a integração social, o projeto pretende fomentar o desenvolvimento individual e relacional destas crianças, de forma equilibrada e harmoniosa, através da conjugação de benefícios emocionais, intelectuais e de competências técnicas a nível musical, alargando as suas perspetivas de vida e promovendo uma maior mobilidade social. O Diretor da Orquestra Geração, António Wagner Diniz, considera que “com o projeto Comunidades Geração conseguimos alargar a nossa intervenção a mais escolas com o modelo da Orquestra Geração e, por conseguinte, ajudar mais crianças e comunidades a construírem futuros mais sustentáveis.”

Em Tondela, as crianças do Projeto Comunidades Geração terão a oportunidade de aprender a tocar violino, viola d’arco e violoncelo. Já em Castanheira de Pera, poderão aprender a tocar violino, viola d’arco, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal e saxofone. As aulas são orientadas por um grupo de professores especializados e qualificados nos instrumentos lecionados, em ciências musicais, musicoterapia, expressões artísticas e psicologia. O processo de entrada dos alunos é apenas motivacional e não baseado em competências musicais prévias.


O Projeto Comunidades Geração é uma iniciativa da Orquestra Geração, promovida pela Associação das Orquestras Sinfónicas e Juvenis Sistema Portugal e co-financiada por Fundos Sociais Europeus, no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego 2020, pelas Câmaras Municipais de Tondela e de Castanheira de Pera, e pela Associação de Solidariedade Social D. Pedro V. O projeto é igualmente apoiado pela Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra e pela Orquestra Clássica do Centro.

Considerada entre as 50 melhores práticas de inclusão e desenvolvimento, de toda a União Europeia, em 2013 e 2014, e recetora da medalha de ouro das comemorações dos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos da Humanidade, atribuída pela Assembleia da República em 2018, a Orquestra Geração, criada em 2007, é um projeto de cariz social para jovens que visa formar, promover a inclusão social e fomentar o desenvolvimento pessoal e comunitário dos mesmos através da música. Em pouco mais de dez anos, a Orquestra Geração cresceu e reúne mais de 1300 crianças e jovens, distribuídos pelos concelhos de Amadora, Almada, Vila Franca de Xira, Lisboa, Oeiras, Loures, Sesimbra e Coimbra.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora