O PAN realizou campanha em defesa da Serra da Estrela e do Interior

Não é aceitável que Governo lance estes projetos de mineração para o interior do país, em especial quando falamos de áreas protegidas ou de elevado valor ambiental e próximas das populações, como por exemplo, vários blocos da área Guarda - Mangualde que incluem o Geopark Natural da Serra da Estrela, consagrado pela UNESCO como geoparque mundial.

Tópico(s) Artigo

  • 13:04 | Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022
  • Ler em 2 minutos

A cabeça de lista do PAN pelo círculo eleitoral de Viseu, Carolina Almeida, acompanhada pelo deputado Nelson Silva, do grupo Parlamentar do PAN, por Beatriz Salafranca, cabeça de lista pelo PAN pelo distrito da Guarda e por candidatos do PAN de Castelo Branco, levaram a cabo uma ação de campanha com a Associação Beira Serra e cidadãos envolvidos na luta contra a exploração de lítio na sub-região da Serra da Estrela.

O evento teve início em Pinhanços, Seia, uma área proposta no Programa de prospeção e pesquisa de lítio lançado pelo Governo, a qual visitaram e percorreram, de grande valor natural, que está proposta no programa. A ação teve como objetivo unir as três candidaturas PAN dos distritos do interior que se encontram mais abrangidos no referido programa, reunindo esforços para preservar a paisagem, a natureza, os ecossistemas e as pessoas da região. O PAN pretende impedir a realização destes projetos, e ainda analisar a reversão de contratos de mineração aprovados antes da entrada em vigor da Lei 30/2021 de 7 de Maio, impedindo licenças em zonas protegidas, a menos de 20km das populações e garantindo o poder de veto das autarquias.

“Não é aceitável que Governo lance estes projetos de mineração para o interior do país, em especial quando falamos de áreas protegidas ou de elevado valor ambiental e próximas das populações, como por exemplo, vários blocos da área Guarda – Mangualde que incluem o Geopark Natural da Serra da Estrela, consagrado pela UNESCO como geoparque mundial. A Serra da Estrela é a área mais protegida de Portugal. E, por isso, escolhemos a Serra da Estrela para o primeiro dia oficial de campanha, nesta ação conjunta pela defesa do interior. Para nós, a Serra e a natureza do Interior é para proteger. ” Carolina Almeida, cabeça de lista do PAN por Viseu

“O PAN – Pessoas Animais Natureza luta pelo interior e pelo interesse das populações. Combatemos os interesses económicos que lesam o país e as pessoas do interior do nosso país. A mineração no nosso país é vender o património natural a retalho, e não tem em conta a proximidade das populações. Áreas protegidas estão a ser mercantilizadas para empresas transnacionais. Isto tem de parar.” Nelson Silva, deputado do PAN


Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora