O despertar do terror…

É um movimento genial. Ele vai entrar lá como um pacificador. Esta é a força de paz mais poderosa que já vi. Poderíamos fazer algo parecido em nossa fronteira sul. Isso é maravilhoso”. (Trump)

Tópico(s) Artigo

  • 12:48 | Terça-feira, 01 de Março de 2022
  • Ler em 2 minutos

Aquilo a que vimos assistindo em todos os canais de televisão nacionais e estrangeiros dão-nos uma pálida ideia da  calamidade vivido na Ucrânia.

Vladimir Putin, o cruel monstro e autocrata oriundo das fileiras da tristemente célebre polícia política russa, a KGB, guindado a presidente da nação, lugar que vem alternando com o de primeiro-ministro a fim de se perpetuar numa oligarquia que virou costas aos direitos humanos, à democracia, à liberdade e é hoje um paraíso para os cleptocratas protegidos pelo regime, Putin, o pérfido “czar” da nova Rússia imperial, numa insanidade total, numa cegueira doentia, está a matar milhares de ucranianos e russos, está a prender milhares de corajosos manifestantes russos pacifistas, mentindo, fazendo o contrário do que afirma, suprimindo a liberdade de imprensa, numa esquizofrenia malsã, assemelha-se em violência, brutalidade, barbaridade, selvageria e desumanidade a Hitler e Stalin, os magnos carrascos do século XX.

Como um mal nunca vem só, tem agora a seu lado como invasor o acólito, discípulo e déspota da Bielorússia, Aleksandr Lukashenko, perpetuado no poder desde Julho de 1994.

Com o mundo civilizado a condenar veementemente as acções de Putin, unido e coeso nas sanções aplicadas, ouvem-se contudo vozes de solidariedade e apoio ao “czar”, como as do capitão Bolsonaro, presidente do Brasil e de Donald Trump, ex-presidente dos EUA.


O primeiro nega o massacre na Ucrânia e reitera desdenhoso: “Ucranianos confiaram o destino de uma nação a um comediante”, referindo-se ao presidente Zelensky.

O segundo vai mais longe ao afirmar aos microfones de uma emissora norte-americana:

“É um movimento genial. Ele vai entrar lá como um pacificador. Esta é a força de paz mais poderosa que já vi. Poderíamos fazer algo parecido em nossa fronteira sul. Isso é maravilhoso”.

Provavelmente, este início do século XXI, com loucos deste jaez, prenuncia vindouras tragédias de consequências incalculáveis.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora