Número de estudantes estrangeiros em 16 universidades portuguesas cresce 85% na última década

O objetivo do projeto é reforçar a visibilidade das instituições portuguesas e da sua oferta formativa no estrangeiro, aumentar o recrutamento de estudantes e contribuir para o crescimento da exportação de serviços na educação através de ações em mercados-alvo...

Tópico(s) Artigo

  • 10:26 | Sexta-feira, 19 de Novembro de 2021
  • Ler em 2 minutos

A internacionalização do ensino superior tem-se intensificado ao longo dos últimos anos, com o aumento de estudantes estrangeiros no país.

Neste âmbito, o Universities Portugal, projeto que integra as 16 instituições de ensino superior membros do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), anuncia nos próximos dias 25 e 26 de novembro a conferência online “Oportunidades da Transformação Digital na Internacionalização do Ensino Superior”, para debater estes e outros temas ligados à internacionalização do ensino superior.

Atualmente, muitos estudantes optam por uma experiência internacional durante o seu período de formação superior, sendo que no ano letivo 2020/2021 estavam inscritos 58.960 estudantes de nacionalidade estrangeira em universidades portuguesas. Destes, cerca de 60% (34.895) estavam matriculados nas 16 instituições da iniciativa Universities Portugal. Em 2019/2020 registaram-se ainda mais inscrições (39.310) nas mesmas 16 instituições, o que revela o impacto das restrições à mobilidade impostas pelo contexto de pandemia.


Ao longo da última década, é possível verificar uma enorme evolução do número de estudantes de nacionalidade estrangeira presentes nas 16 instituições do Universities Portugal, sendo que no ano letivo 2011/2012 estavam inscritos apenas 18.805 estudantes comparando com o ano letivo 2020/2021 (34.895 estudantes), o que revela um crescimento de 85%.

A conferência online “Universities Portugal: transformação digital na internacionalização do ensino superior” antecede outras a realizar em 2022 e integra-se na estratégia do Universities Portugal. O objetivo do projeto é reforçar a visibilidade das instituições portuguesas e da sua oferta formativa no estrangeiro, aumentar o recrutamento de estudantes e contribuir para o crescimento da exportação de serviços na educação através de ações em mercados-alvo, além de influenciar as políticas públicas de forma a melhorar a internacionalização do ensino superior.

O programa completo da conferência “Universities Portugal: transformação digital na internacionalização do ensino superior” está disponível e as inscrições podem ser feitas aqui…

https://conferencia.universitiesportugal.com/inscrição

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora