Núcleo Regional do Centro da LPCC promove curso para profissionais do exercício

A prática de exercício físico tem vindo a ser recomendada em populações clínicas específicas, designadamente em doentes oncológicos, existindo evidências robustas de que pode ser benéfica, enquanto terapia coadjuvante, no atenuar dos efeitos adversos relacionados com o cancro.

Tópico(s) Artigo

  • 11:04 | Quinta-feira, 28 de Dezembro de 2023
  • Ler em 2 minutos

A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (LPCC.NRC) realiza, nos dias 26 e 27 de janeiro e 2 e 3 de fevereiro de 2024 um curso de formação dirigido a profissionais do exercício, nomeadamente licenciados em Ciências do Desporto, Desporto, Educação Física e Fisioterapia. A ação será dinamizada em formato presencial, em Coimbra, na sede da instituição.

O curso “Promoção do exercício físico em doentes oncológicos“, com uma duração total de 28 horas, tem como principais objetivos: promover conhecimentos na temática da doença oncológica, epidemiologia, causas e fatores de risco; contribuir para uma compreensão dos aspetos envolvidos na promoção da saúde, prevenção primária e secundária do cancro, fomentando um papel ativo no controlo da doença oncológica; contribuir para um melhor conhecimento e esclarecimento sobre as implicações físicas do cancro e em populações oncológicas específicas; reconhecer as vantagens do exercício na promoção da saúde física e mental dos doentes e sobreviventes de cancro; auxiliar na prescrição de planos de treino adaptados e individualizados à população oncológica; dotar os formandos de competências para uma supervisão adequada dos planos de exercício prescritos e implementados junto de doentes e sobreviventes de cancro.

A prática de exercício físico tem vindo a ser recomendada em populações clínicas específicas, designadamente em doentes oncológicos, existindo evidências robustas de que pode ser benéfica, enquanto terapia coadjuvante, no atenuar dos efeitos adversos relacionados com o cancro. Adicionalmente, o exercício físico ajuda na reabilitação física e emocional do doente ao longo de toda a trajetória da doença e no retomar de uma vida ativa, para além de diminuir o risco de recidiva e aumentar a sobrevida de sobreviventes de cancro, conforme apontado por alguns estudos.


A formação na área do exercício físico e cancro revela-se, assim, essencial para promover, nos diretores técnicos e técnicos do exercício físico, competências particulares de intervenção junto dos doentes e sobreviventes de cancro, de modo a auxiliar o planeamento e prescrição de planos de exercício individualizados e adaptados às dificuldades específicas dos utentes, bem como uma adequada supervisão da sua aplicação.

O curso “Promoção do exercício físico em doentes oncológicos” será lecionado por especialistas nas principais áreas abordadas nos módulos da formação. As inscrições (gratuitas, mas obrigatórias) e os conteúdos programáticos estão disponíveis no site da LPCC em www.ligacontracancro.pt/exercfisic.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora