Nos primeiros sete meses do ano, os BBV responderam a 4665 ocorrências

Direção e Comando da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viseu continuam fortemente empenhados em garantir as melhores condições logísticas e operacionais a todos os Bombeiros para que a sua ação e desempenho atinjam os níveis de execução e proficiência desejados.

Tópico(s) Artigo

  • 16:17 | Terça-feira, 03 de Agosto de 2021
  • Ler em 3 minutos

Os Bombeiros Voluntários de Viseu continuam a servir os Viseenses garantindo o apoio, proteção e socorro de toda a comunidade deste Concelho e desta região.

Nos primeiros sete meses do ano, esta Corporação respondeu a 4665 ocorrências que, associado às inúmeras solicitações e condicionalismos impostos pela COVID 19, obrigaram a um esforço redobrado de todos os seus operacionais.

Cientes da sua missão e movidos pela profunda vontade de bem servir, os Bombeiros Voluntários de Viseu ocorreram, neste período (01Jan a 31Jul 2021), às seguintes ocorrências:


De salientar que, para além do INEM, os Bombeiros Voluntários de Viseu são a única entidade que garante a operacionalidade e funcionamento de um Posto de Emergência Médica (PEM) no concelho de Viseu (2134 serviços de socorro pré-hospitalar).

Este empenhamento traduziu-se, globalmente e em acumulado, no seguinte:

Uma vez que nos encontramos na fase crítica da época de incêndios rurais, os Bombeiros Voluntários de Viseu também participam no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2021 com 22 Bombeiros e 5 viaturas, localizados de forma descentralizada:

(1) no atual Quartel, (2) no centro da cidade de Viseu/Sede, por forma a garantir uma reposta mais rápida a sul do concelho e (3) na freguesia de Côta, de forma a assegurar uma reação mais célere e em tempo oportuno a ocorrências de incêndio florestal a norte do concelho, sem prejuízo de também poder prestar auxílio a outras freguesias vizinhas e outros concelhos, nomeadamente Sátão, Vila Nova de Paiva ou Castro Daire.

A abertura deste Destacamento em Côta, em estreita colaboração e parceria com a Junta de Freguesia, constitui em excelente exemplo de uma resposta adequada, pronta e eficaz às preocupações e anseios de Bombeiros e populações, numa visão moderna e de futuro na forma de apoiar e socorrer as pessoas, preservar o património e o meio ambiente.

A proximidade do Socorro/Bombeiros aumenta a sensação de segurança nas populações, contribuindo decisivamente para melhorar a sua qualidade de vida e, não menos importante, uma ajuda importantíssima no esforço e na necessidade em fixar as pessoas no interior do território.

É um empenhamento forte e complexo que os Bombeiros Voluntários de Viseu abraçam sem reservas, com elevada motivação, forte determinação e comprovado profissionalismo.

Procurando de forma sustentada e permanente dotar os seus operacionais com os conhecimentos e metodologias de socorro mais recentes e atualizados, os Bombeiros Voluntários de Viseu realizaram, em 2021, e até esta data, formação e treino operacional em diversas áreas importantes na sua ação diária, como o salvamento e desencarceramento rodoviário, socorro pré-hospitalar, segurança e combate a incêndios rurais, condução de veículos, salvamento aquático e operacional de queima, envolvendo 73 Bombeiros e um total de 6355 horas.

Este ano foram também incorporados 19 novos Bombeiros que assim vêm reforçar as fileiras do Corpo de Bombeiros.

 

A nossa Equipa de Desinfeção realizou, neste período, 45 operações de desinfeção de equipamentos e instalações, na sua maioria em Instituições Particulares de Segurança Social (IPSS) no concelho de Viseu e em concelhos limítrofes.

A Equipa de Mergulho dos Bombeiros Voluntários de Viseu, a exemplo de anos anteriores, desenvolveu ações de treino com a Marinha e outras Corporações do distrito, com o objetivo de manter um elevado nível de operacionalidade nas ações de busca e salvamento aquático, bem como dar continuidade a esta importante parceria de colaboração e cooperação com a Marinha de Guerra Portuguesa, que muito nos honra, motiva e dignifica.

Direção e Comando da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viseu continuam fortemente empenhados em garantir as melhores condições logísticas e operacionais a todos os Bombeiros para que a sua ação e desempenho atinjam os níveis de execução e proficiência desejados.

Vencendo diariamente dificuldades e obstáculos, cada vez mais inesperados e desafiantes, os Bombeiros Voluntários de Viseu reiteram o seu compromisso em continuar na primeira linha no combate aos incêndios, no socorro aos sinistrados e no auxílio aos doentes, prestando um serviço com qualidade, competência e rigor aos nossos cidadãos e a todos os portugueses.

 

“Bombeiros Voluntários de Viseu – a servir os Viseenses desde 1886!”

 

(Fotos DR)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora