Nas Freguesias, as igrejas acolhem os concertos “Cantando o Natal” e o espaço público as representações dos presépios construídas pela comunidade. Programação do EIXO CULTURA estende-se, ainda, a Bodiosa e a Repeses e São Salvador.
No mês de dezembro, o Município de Viseu, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, renova os motivos de visita ao território, com propostas musicais que celebram a quadra natalícia. A iniciativa “Cantando o Natal” é já uma marca indissociável do programa VISEU NATAL, que reforça o seu caráter descentralizado e agregador.
Todos os fins de semana, as igrejas das aldeias das 25 Freguesias, mas também capelas e outros espaços públicos, têm sido cenário – e continuarão a ser, até ao final do mês – de momentos musicais com a participação de grupos de todo o concelho, entre eles coros, grupos de cantares, ranchos folclóricos, orquestras, tunas e outros.
Mas não só a música marca o compasso deste Natal em Viseu. A Rota dos Presépios é, igualmente, um convite a não perder para (re)descobrir cada uma das freguesias do concelho. Viseenses e visitantes podem já partir à descoberta deste roteiro e conhecer, em detalhe, as diferentes representações da Natividade feitas pela comunidade.
A Gira Sol Azul apresenta “Canto Medo Espanto”, de Ana Bento e Bruno Pinto, na Freguesia de Bodiosa. Um espetáculo para todas as idades, que une a música e o teatro, e recorre às melodias e ao imaginário popular para ajudar o público a enfrentar os medos e a abraçar a surpresa e a alegria.
Será este sábado, dia 13, pelas 16 horas, na Antiga Escola Primária de Silgueiros de Bodiosa. As reservas podem ser feitas para o email geral.girasolazul@gmail.com.
No mesmo dia, mas à noite, pelas 21 horas, a Ritual de Domingo leva até à Associação Cultural e Recreativa de Santarinho, na freguesia de Repeses e São Salvador, o espetáculo “Bitoques e Campos de Bola”. A reserva pode ser feita através do email geral@ritualdedomingo.pt ou do telefone 938 049 553.
A peça de teatro, baseada no livro de Rui Macário Ribeiro, celebra a identidade, o espírito e a união das comunidades em torno de um gosto comum – o futebol -, trazendo a palco diversas histórias e episódios de humor e nostalgia. Recordam-se sabores e pessoas e abre-se o baú da memória coletiva.
A programação completa e atualizada do VISEU NATAL pode ser acompanhada em www.visitviseu.pt.