“Nem sempre a propaganda atesta a qualidade”, denuncia o PS Tondela

As palmadinhas nas costas não compensam, nem vão ao encontro às expetativas das mulheres e dos homens que, diariamente, dão um pouco de si em prol dos outros.

Tópico(s) Artigo

  • 18:54 | Segunda-feira, 22 de Junho de 2020
  • Ler em 2 minutos

A câmara municipal de Tondela anunciou um saldo de gerência superior a 8,5 milhões de euros e uma execução orçamental de 56,60%, que espelha muito bem o fracasso da maioria e que levou os vereadores do PS a votarem contra.

A execução do Plano Plurianual de Investimentos foi 29,61%, as Grandes Opções do Plano, 42,33% e as Atividades Mais Relevantes, a nível que não passa do razoável, 71,55%, apenas porque não exigem esforço de boa gestão, limitando-se a liquidar obrigações – PPP’s, transferências para as freguesias, bombeiros, entidades participadas, despesas com água, energia e pouco mais, mas que ainda ajudou a disfarçar os míseros 56,60% da generalidade da execução.

O rigor, responsabilidade e transparência são uma ilusão: os milhões, que virão do Quadro 2020, andam a voar de ano para ano, ao sabor do calendário quadrienal e a sua não execução deve-se à estática municipal e não aos incêndios de 2017, enquanto omite, por exemplo, que o saldo da poupança baixou para menos de metade, que a margem de endividamento diminuiu e que a robustez financeira também deve ter em conta os encargos à margem das contas, mas que as comprometem por mais 20 anos, num valor muito superior a uma dezena de milhões de euros, por via das PPP’s.


Que, durante o ano de 2019, os encargos com pessoal aumentaram quase meio milhão de euros, não por causa de aumentos, mas consequência de engajamentos e promoções que nada tiveram a ver com constrangimentos de serviços. E que, em vez dos tais 8,6 milhões de “lucro”, seria, sim, rigoroso dizer que os resultados operacionais foram negativos em mais de um milhão de euros e que os resultados líquidos foram de 420 mil euros de prejuízo, porque a peneira não conseguiu tapar o sol.

Quando ao Regulamento de Benefícios sociais aos Bombeiros, que mereceu o voto de abstenção dos socialistas:

As palmadinhas nas costas não compensam, nem vão ao encontro às expetativas das mulheres e dos homens que, diariamente, dão um pouco de si em prol dos outros. Iniciativa primeira do PS, que viria a ser “responsável” e apresentou o seu próprio projeto, previamente discutido com alguns interessados, foi completamente ignorado pela maioria, que se limitou a cumprir essa “chatice”, mas que, nem de longe, se enquadra no que seria desejável. Não nos contentamos, nem os bombeiros se devem contentar, com migalhas, mas mais vale pouco que nada.”

Vereação PS Câmara Municipal de Tondela

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora