Natação Académico de Viseu vitórias no Nacional de Clubes

Ficam os nomes dos atletas que envergaram o emblema do Académico em mais uma edição de “Portugal de Clubes”: Beatriz Cardeal, Joana Cardeal, Lara Fonseca, Leonor Cardeal, Madalena Figueira, Maria Miguel Lopes, André Moura, Guilherme Silva, João Vitória, João Teixeira, Martim Lavajo, Nuno Sousa e Sebastião Machado.

Tópico(s) Artigo

  • 10:28 | Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023
  • Ler em 3 minutos

Foram 3 dias de intensa e fantástica disputa no Campeonato Nacional de Clubes da 2a e 3a divisão. André Moura, Beatriz Cardeal e a estafeta feminina de 4×200 conseguiram triunfar no Nacional de Clubes.

O Académico de Viseu conseguiu estar em plano de destaque, com atletas com tempos de primeira divisão, não conseguindo voar mais alto por ter equipas demasiado “curtas”. Não subiram de divisão por pequenos detalhes, mas orgulhosamente só com nadadores formados no Clube, ao contrário dos clubes que ascenderam, que contrataram maioritariamente no estrangeiro.

O Académico de Viseu demonstrou este fim de semana ter valores com nível de primeira divisão que todos os anos despertam a cobiça dos “grandes”, mas não será por isso que irá inverter os seus princípios, clube declaradamente formador.


 

Durante os três dias de provas estiveram em Estarreja 56 equipas femininas e 56 equipas masculinas, todas em busca da melhor classificação possível. A prova desenrolou-se de 1 a 3 de dezembro, em ambiente de grande euforia, próprio de um Campeonato Nacional de Clubes, com barulho quase sempre ensurdecedor, como é habitual.

 No que diz respeito aos feitos do fim de semana começamos pela vitória nos 4×200 Livres onde foi batido o record Absoluto da ANCNP com o fantástico tempo de 8,32,42S com Beatriz Cardeal, Leonor Cardeal, Madalena Figueira e Joana Cardeal. Vitória épica e com muito valor, a fechar o Campeonato Nacional.

 

André Moura foi “rei” nos 100 Bruços com a vitória a sorrir-lhe, com um tempo que ganhava todas as divisões do fim de semana. Beatriz Cardeal foi “rainha” nos 400 Estilos, com a vitória em 4,52,35s, numa disputa titânica com a atleta do Famalicão a embelezar a vitória Viseense.

No escalão masculino, 3ª divisão, subiam 4 equipas e o Académico ficou em 5º, em 32 equipas. No feminino, 2ª divisão, subiam 3 e o Académico ficou em 5º, em 24 equipas. É fantástico e incrível o trabalho destes atletas, são de uma qualidade muito acima da média. Foi a melhor classificação de ambas as equipas nos últimos 10 anos, nas respetivas divisões, não conseguindo a subida ao principal escalão por pequenos detalhes.

Ficam os nomes dos atletas que envergaram o emblema do Académico em mais uma edição de “Portugal de Clubes”: Beatriz Cardeal, Joana Cardeal, Lara Fonseca, Leonor Cardeal, Madalena Figueira, Maria Miguel Lopes, André Moura, Guilherme Silva, João Vitória, João Teixeira, Martim Lavajo, Nuno Sousa e Sebastião Machado.

 

Foi um fim de semana épico, com prestações fantásticas, para recordar. Agora os nadadores Academistas têm foco total no Nacional de Juniores e Seniores, que vai decorrer em Leiria, já no próximo fim de semana, entre os dias 8 e 10 de dezembro.

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora