Natação Académico de Viseu vence na Gafanha da Nazaré

Foram quinze as vitórias alcançadas pelos nadadores Academistas no Torneio “Turbo” de Formação, que se disputou nos dias 24 e 25, nas piscinas de Ílhavo, onde o Académico de Viseu esteve presente com vinte e um nadadores.

Tópico(s) Artigo

  • 14:13 | Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2026
  • Ler em 2 minutos

Estiveram na Gafanha da Nazaré dezassete Clubes da Associação de Natação do Centro Norte de Portugal, a disputar medalhas, records pessoais e mínimos para os Campeonatos Zonais, que se avizinham. A prova foi disputada por nadadores Cadetes e Infantis, com um total de 238 nadadores a competir, ao longo das duas jornadas.

De Viseu foram escalados os seguintes nadadores: Ana César, Inês Martins, Eva Gonçalves, Eva Pipo, Filipa Dias, Matilde Breda, Matilde Fernandes, Marta Meireles, Gabriela Lemos, Maria Lopes, Leonor Coelho, Kyara Almeida, Salomé Figueiredo, Rodrigo Morais, Santiago Correia, Santiago Garcia, Lourenço Pereira, Martim Oliveira, Afonso Antunes, Manuel Fonseca e Duarte Fernandes.

O desempenho dos atletas do Académico de Viseu foi diferenciado, tanto pelo número de subidas ao pódio, vinte e oito no total, bem como pelos tempos realizados, que representaram mais de 90% de novos máximos pessoais. Para além da evolução positiva das marcas dos elementos da equipa Viseenses, a equipa de Viseu saiu de Ílhavo com sete Infantis apurados para o Campeonato Zonal, que se disputará este ano em Penafiel.

Para além das quinze vitórias conquistadas, os jovens atletas do Académico conseguiram ainda oito medalhas de prata e cinco de Bronze.


Os Academistas encontram-se agora a preparar o Inter-Associações, que se disputará em fevereiro, nas piscinas da Mealhada, com organização das Associações de Coimbra, Leiria e Centro Norte de Portugal. Ainda em fevereiro o Académico de Viseu irá participar no Meeting Internacional de Lisboa, que se disputará no Jamor.

Masters Academistas conquistam dois pódios no Nacional

Manuela Frias subiu por duas vezes ao pódio, sagrando-se vice-Campeã Nacional nos 50 Mariposa, conquistando o Bronze na prova de 200 Livres.

Torres Novas foi a capital da natação Master, no passado fim de semana, albergando 1004 atletas durante o Open de Inverno. O Académico de Viseu foi um dos 88 Clubes presentes, tendo-se feito representar por Manuel Frias, Rita Jorge e Nuno Ricardo.

O saldo da prestação da comitiva Viseense foi francamente positivo, contribuindo para isso o pleno de records pessoais alcançado pelos nadadores do Académico. Para além dos pódios conquistados por Manuela Frias, Rita Jorge ainda espreitou uma possível subida ao pódio, na prova de 100 Costas, na qual conquistou a quinta posição, com uma excelente marca.

Esta foi mais uma etapa concluída com sucesso, pelos nadadores do Académico, que procuram consolidar e promover a natação Master, com atletas  dos 25 aos 100 anos, na cidade de Viseu.

O espirito Master imperou entre as equipas que participaram nestes Campeonatos Nacionais. Esse espirito passa por praticar uma modalidade francamente desafiadora, estimulante, evoluindo de forma saudável, integrados num grupo com vontade de aprender e evoluir. Este é o repto que o Clube Viseense está a lançar, estando neste momento as inscrições abertas para quem quiser integrar este grupo, da secção de natação do Académico de Viseu.

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora