“Não sabemos se o heliporto de Santa Comba Dão é ‘desmantelado”, ou se é só o helicóptero que deixa de utilizar o heliporto, afirma o BE

“Em outubro de 2019, o helicóptero do INEM que estava localizado no heliporto dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão foi transferido para Viseu, segundo a ANAC, esta decisão deve-se ao facto do heliporto não ter sofrido as previstas e necessárias alterações.   Na altura, a Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda […]

Tópico(s) Artigo

  • 15:33 | Domingo, 31 de Maio de 2020
  • Ler em 2 minutos

“Em outubro de 2019, o helicóptero do INEM que estava localizado no heliporto dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão foi transferido para Viseu, segundo a ANAC, esta decisão deve-se ao facto do heliporto não ter sofrido as previstas e necessárias alterações.

 

Na altura, a Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda considerou que as dificuldades que o heliporto de Santa Comba Dão apresentava e apresenta são passíveis de serem resolvidas e, por isso, não se justificava a deslocação de tal serviço essencial devido à descoordenação e ineficácia entre as entidades de decisão e o município, já que o Presidente da Câmara Municipal tinha sido várias vezes alertado. Os serviços deslocalizados não se ficaram apenas pelo helicóptero do INEM, mas também a VMER (veículo médico de emergência rápida) associado ao mesmo serviço. Até agora, ainda aguardamos pelo regresso deste serviço importante, não só para o concelho, mas também para a região, servida pela perigosa e mortal IP3.


 

Agora, assistimos à deslocalização de mais um helicóptero, desta vez um helicóptero ligeiro de combate aos incêndios que foi transferido para Vale de Cambra. O executivo municipal afirma que será “uma situação excecional de reposicionamento de meios até chegarem outros, tal como acontece todos anos”, porque supostamente o distrito de Aveiro não tinha nenhum e o distrito de Viseu possuía vários. Neste momento faltam sete helicópteros ligeiros dos 37 que estavam previstos para combater os incêndios durante este ano.

 

É com verdadeira preocupação que a Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda vê esta deslocalização, que por enquanto se contempla provisória, criando insegurança à população do concelho de Santa Comba Dão e da região. O concelho de Santa Comba Dão assiste, recorrentemente, a serviços a encerrarem ou em vias de encerramento, tal como o Centro Escolar do Norte ou a Extensão de Saúde de São João de Areias. Depois da transferência do helicóptero do INEM para Viseu e da VMER a ele associada, perder definitivamente mais uma valência como este helicóptero ligeiro de combate aos incêndios será mais uma medida de promoção do desmantelamento da segurança da região com elevado risco de incêndios florestais, transferindo serviços e encerrando-os. “

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora