Nadadores do Académico foram à Póvoa de Varzim conquistar 4 medalhas

A primeira prova do ano com a elite da natação Portuguesa teve lugar na Póvoa de Varzim, nos dias 5 e 6 de Fevereiro, numa competição que contou com mais de 300 nadadores Nacionais e Estrangeiros.

Tópico(s) Artigo

  • 10:49 | Quarta-feira, 09 de Fevereiro de 2022
  • Ler em 2 minutos

Naquela que foi a primeira competição em piscina de 50 metros de 2022, os nadadores Academistas mostraram muita qualidade e capacidade de adaptação a provas em piscina longa. No total os Academistas apuraram-se para 13 finais, somando quatro subidas ao pódio.

A primeira prova do ano com a elite da natação Portuguesa teve lugar na Póvoa de Varzim, nos dias 5 e 6 de Fevereiro, numa competição que contou com mais de 300 nadadores Nacionais e Estrangeiros.

De entre os nadadores do Ac.Viseu Joana Cardeal mostrou muita consistência, estando sempre entre os atletas mais valiosos em prova, com resultados sempre a rondar os 700 pontos FINA. A nadadora do Académico conseguiu estar em todas as finais, das eliminatórias que disputou. A somar a essa prestação imaculada, juntou duas subidas ao pódio. Foi medalhada nos 800 Livres, onde foi terceira classificada, atrás de Angélica André do FCPorto e de Tamila Holub do SCBraga. A Viseense esteve também no pódio dos 200 Estilos com o bronze, sendo superada por Mariana Cunha do EFANOR e pela Espanhola Paula Otero.
Nuno Sousa conseguiu estar em três finais de Costas, 50, 100 e 200 metros. Na distância mais longa conseguiu subir ao pódio, sendo terceiro classificado com o bom tempo de 2.11.48s.
Beatriz Cardeal esteve também em bom plano, com dois records pessoais. Fez 1.05.63s nos 100 Mariposa e 2.23.92s também a Mariposa, desta feita nos 200 metros, que lhe valeu a medalha de bronze.

Tiberius Neagu nadou também os 200 Estilos no seu melhor de sempre durante as finais, para as quais também foi apurado nos 400 Estilos.


 

 

Nadador Completo de Cadetes

Os Cadetes do Académico disputaram no dia 6, em Espinho, o Torneio Nadador Completo, que regulamentarmente obriga todos os participantes a disputar a totalidade das provas do calendário.

De Viseu foram convocados os seguintes cadetes: Alice Rodrigues, Lara Oliveira, Duarte Silva, Henrique Loureiro, Tiago Ôlas, André Santos, Gabriel Correia, Manuel Maia e Tomás Sousa.
Em Espinho marcaram presença 14 equipas, sendo 13 da ANCNP e uma equipa da ARNN.

A equipa técnica ficou satisfeita com todos os nadadores Viseenses, vincando que a presença destes atletas em competição é fundamental para o crescimento enquanto atletas, depois de dois anos muito penalizadores para estes escalões.

Este torneio era bastante exigente, com a obrigatoriedade de nadar todos os estilos, desenvolvendo e enriquecendo a qualidade dos jovens atletas, bem como a sua confiança, que saiu reforçada.

Desportivamente houve nadadores Academistas entre os melhores, tendo mesmo sido distinguidos pela organização.

No próximo fim de semana é a vez de os mais jovens Golfinhos do Académico entrarem em ação, com a segunda edição do Torneio 1ª Braçada desta época, a ter lugar também em Espinho, no dia 12.

Nos dias 12 e 13 disputa-se em Lisboa o Arena International Meeting, onde os Academistas também marcarão presença.

 

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora