Nadadora do Académico de Viseu sagrou-se Bicampeã Nacional

Estiveram presentes nas piscinas da Senhora da Hora, em Matosinhos, os melhores nadadores Portugueses da atualidade, com destaque para vários atletas Olímpicos, compondo uma jornada de grande competitividade.

Tópico(s) Artigo

  • 15:53 | Quarta-feira, 01 de Fevereiro de 2023
  • Ler em 2 minutos

A atleta do Académico de Viseu, Joana Cardeal, sagrou-se Campeã Nacional dos 100 Costas e dos 400 Livres, em representação do instituto Politécnico de Viseu, nos Campeonatos Nacionais Universitário, que decorreram no dia 29 de janeiro, em Matosinhos. Beatriz Cardeal esteve também ao serviço só IPV e foi por duas vezes vice-campeã Nacional.

Estiveram presentes nas piscinas da Senhora da Hora, em Matosinhos, os melhores nadadores Portugueses da atualidade, com destaque para vários atletas Olímpicos, compondo uma jornada de grande competitividade.

Joana Cardeal venceu os 100 Costas com a marca de 1.04.71s, levando também de vencida os 400 Livres, com o tempo de 4.19.95s. Foram duas boas prestações coroadas com o Título Nacional, conquistado entre as melhores nadadores Portuguesas do momento. Com estas duas grandes prestações a Academista é Bicampeã Nacional, voltando assim aos Títulos Nacionais.

Beatriz Cardeal esteve também em bom plano, nadando no seu melhor tempo de sempre, na prova de 100 Mariposa, em 1,03,46s, que lhe valeu a medalha de Prata. No seu primeiro ano no ensino superior,  a Viseense voltou a destacar-se nos 400 Livres, nadou em 4.23.72s, sagrando-se vice-Campeã Nacional.


 

Torneio “3 Distâncias” em Viseu

 Disputou-se no Fontelo uma prova de preparação da Associação de Natação do Centro Norte de Portugal, com a presença de mais de 300 atletas de dezasseis clubes. A competição desenrolou-se ao longo de duas jornadas, disputadas nos dias 28 e 29 de janeiro.

A prova tinha como principal objetivo avaliar o estado de forma dos nadadores, obrigando o regulamento a que os atletas nadassem três distâncias de prova diferentes.
Os Academistas apresentaram-se em bom plano, com boas marcas para o momento da época, que atravessam, havendo nadadores de Viseu num patamar bastante bom, com records pessoais a aparecerem já neste fim de semana. Estiveram em prova vinte e sete nadadores do Académico, disputando no total oitenta provas.
Em termos de resultados o saldo foi muito positivo com um total de 18 vitórias por escalão, onde se contabilizam também vitórias absolutas, 9 segundos lugares e 11 terceiros. Saíram desta prova sete atletas Academistas apurados para o Campeonato Zonal e cinco com o passaporte carimbado para o Campeonato Nacional. Foi um fim de semana com sinal mais para a formação Academista.
     

O trabalho dos nadadores Academistas passa agora por participar em dois Meetings Internacionais, começando já pelo prestigiado Meeting da Póvoa de Varzim, nos dias 4 e 5 de fevereiro. Esta época estarão em prova muitos atletas estrangeiros, estando assim garantindo um intenso fim de semana de competição. O acesso às finais vai estar difícil, ficando ainda mais “cara” a presença no pódio.

 

 

 

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora