Nacional de clubes com melhores prestações de sempre

Foi dos fins de semana mais fantásticos de sempre para o Académico de Viseu, que somou cinco vitórias absolutas no Nacional de Clubes, brilho alcançado pelos jovens e briosos atletas de Viseu.

Tópico(s) Artigo

  • 10:21 | Quinta-feira, 09 de Dezembro de 2021
  • Ler em 2 minutos

Os nadadores do Académico tiveram a melhor prestação de sempre num Nacional de Clubes, da segunda divisão, com cinco vitórias únicas, cifra nunca antes alcançado, num fim de semana que valeu a manutenção tranquila, na segunda Divisão portuguesa, das duas equipas.

Foram quatro sessões de grande intensidade, emoção e competitividade, características de um Nacional de Clubes, prova ímpar no panorama nacional. A prova teve lugar em Estarreja nos dias 4 e 5 de dezembro.

Foi um fim de semana marcado pela excelente qualidade de resultados, com os nadadores da primeira metade da tabela a rodarem em tempo de primeira divisão, sendo o record Nacional Absoluto de Ana Pinho, nos 100 Bruços, exemplo disso. O record batido pela atleta de Viana do Castelo datava de 2009.


Os Academistas estiveram em grande com a nona posição da equipa feminina e o décimo primeiro lugar em masculinos, num universo de quarenta e oito equipas.

O expoente máximo do fim de semana foi a vitória na estafeta de 4×200 Livres femininos, em que o Académico de Viseu venceu por centésimos, depois de ter tido uma desvantagem de quase 15 metros. Joana Cardeal a fechar a estafeta em 2.01.97s deu aos Viseenses essa explosão de alegria, vivida nas piscinas e a quem estava a acompanhar a transmissão em direto. Participaram nesta vitória épica Beatriz Correia, Beatriz Cardeal, Madalena Figueira e Joana Cardeal.

Em Masculinos André Moura acrescentou grande valor à equipa, com a vitória nos 200 Bruços, que deixou o nadador do Vitória de Guimarães bastante descontente, pois foi num golpe de campeão que o Academista levou de vencida a prova, numa chegada memorável, nuns fantásticos 2.15.71s.

Beatriz Cardeal esteve também no seu nível habitual, com bom desempenho nos 400 Estilos e uma vitória categórica nos 800 Livres.

O Campeonato começou da forma mais espetacular que podia haver, com a vitória ex aequo de Joana Cardeal com a atleta de Felgueiras nos 400 Livres, com a boa marca de 4.17.24s.

As equipas apresentadas pelo Académico foram um misto de experiência e juventude, com os Viseenses a apresentarem três Juvenis, dois Juniores e sete seniores.

A toada Academista foi sempre de grande qualidade e regularidade, com resultados sempre acima do meio da tabela.

André Moura deu novamente nas vistas nos 100 Bruços com 1.01.74s, novo record do Clube, fazendo o mesmo feito Nuno Sousa com novo máximo de sempre nos 200 Costas, 2.07.72s.

Tiberius Neagu e Pedro Dias estrearam-se nestas andanças e cumpriram o que lhes foi pedido, dando consistência ao grupo. Na equipa Feminina foi Luana Carrilho, Daniela Garrido e Madalena Figueira a assumirem a responsabilidade de representar o Académico de Viseu pela primeira vez, em tão distinta e importante competição.

Foi dos fins de semana mais fantásticos de sempre para o Académico de Viseu, que somou cinco vitórias absolutas no Nacional de Clubes, brilho alcançado pelos jovens e briosos atletas de Viseu.

Os Academistas voltam a mostrar as cores do Académico e da cidade, em competirão, já no próximo fim de semana, com os seus cadetes a nadarem em São João da Madeira, no Torneio 1ª Braçada.

 

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora