Museus e Monumentos de Portugal – Semana 29 janeiro a 4 fevereiro 2024

O Mosteiro da Batalha realiza no dia 3 de fevereiro, pelas 15h30, uma visita guiada intitulada A antiga vila da Batalha.

  • 17:49 | Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2024
  • Ler em 2 minutos

31 de janeiro · Museu Nacional do Teatro e da Dança

No próximo dia 31 de janeiro, às 14h00, o Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa, promove uma visita guiada à exposição Gil Vicente Portugal e Espanha nos primórdios do Teatro Europeu conduzida por José Russo, ator, encenador e diretor artístico do Centro Dramático de Évora Cendrev – Teatro Garcia de Resende e da BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora.

Esta visita guiada, de acesso livre, permitirá conhecer a maior exposição realizada até hoje em torno da obra deste autor fundamental, e que mostra mais de 450 peças – entre livros, figurinos, trajes de cena, adereços, desenhos e maquetes, marionetas, cartazes, fotografias, vídeos, instrumentos musicais e outros objetos -, que nos levam numa viagem do séc. XVI até hoje, revisitando a história do espetáculo em Portugal nos últimos 150 anos.


 

2 fevereiro · Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

O Museu Nacional de Arte Contemporânea recebe na sexta-feira, 2 de fevereiro, pelas 18 horas, o evento de lançamento do livro “O Som como Meio de Comunicação nas Exposições em Museus”, da autoria de Alcina Cortez.
Título integrado na Coleção Estudos de Museus, a obra parte da análise de exposições que tiveram lugar na Europa e nos Estados Unidos da América para conceber cinco categorias de prática multimodal de base sonora: o som como “lição”, como artefacto, como banda sonora, como arte e como modo de curadoria partilhada.

Com apresentação de Edward Ayres de Abreu, Diretor do Museu Nacional da Música, o evento contará ainda com a presença de Maria de Jesus Monge, vogal do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, e do editor da Caleidoscópio, Jorge Ferreira.

 

3 fevereiro · Mosteiro da Batalha

O Mosteiro da Batalha realiza no dia 3 de fevereiro, pelas 15h30, uma visita guiada intitulada A antiga vila da Batalha.

A iniciativa, dirigida a adultos e jovens a partir dos 12 anos, é de acesso livre, devendo os interessados inscrever-se até à quinta-feira anterior (1 fevereiro) através do endereço de email se@mbatalha.dgpc.pt (lotação máxima de 25 participantes).

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora