Museus e Monumentos de Portugal

Esta exposição constitui uma oportunidade única para conhecer, de forma aprofundada, diferentes fases da produção artística de Maria de Lourdes de Mello e Castro, através da apresentação de peças provenientes do acervo do museu, da família da artista e de outras instituições.

Tópico(s) Artigo

  • 11:07 | Segunda-feira, 19 de Maio de 2025
  • Ler em 5 minutos

Semana 19 a 25 de maio

20 de maio · Museu Nacional de Machado de Castro

No dia 20 de maio, às 17h00, o Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, acolhe na Capela do Tesoureiro a apresentação do Livro que fala da Boa Vida que fez a Rainha de Portugal Dona Isabel , da autoria de Maria José Azevedo Santos, António Manuel Ribeiro Rebelo, Francisco Pato de Macedo.


No ano em que se comemora o quarto centenário da canonização da Rainha Dona Isabel de Aragão (1270-1336), os autores deste livro pretendem revisitar o manuscrito quinhentista, cópia da hagiografia medieval da rainha, conservado no Museu Nacional de Machado de Castro e o mais antigo desta natureza que chegou até nós.

A apresentação estará a cargo de Rui de Figueiredo Marcos.

Às 18h00 haverá um momento musical com António Ataíde, Manuel Portugal (guitarra Portuguesa) e Manuel Marques (guitarra clássica).

 

 

21 a 25 de maio · Museu de Alberto Sampaio

Entre 21 e 25 de maio, o Museu de Alberto Sampaio, em Braga, vai acolher um conjunto de residências artísticas dedicadas à música portuguesa dos séculos XVI e XVII, uma iniciativa que propõe uma experiência única ao cruzar performance musical, investigação histórica e mediação cultural.

O Templo Revisitado: uma visita guiada à música portuguesa do Renascimento, d’Arte Mínima – Renaissance Ensemble, apresenta-se como um projeto inovador que rompe com o formato tradicional de concerto, aproximando o público da vivência musical daquela época. Em vez de um palco formal, será criado um espaço de escuta aberta, onde o processo artístico e interpretativo se desenrola em tempo real, permitindo ao público circular livremente, observar o trabalho dos músicos e interagir diretamente com eles.

Cada residência contará com a presença de um convidado de renome internacional nas áreas da literatura portuguesa, pintura e cristianismo, reforçando a dimensão interdisciplinar do projeto, nomeadamente Lisa Voigt (Universidade de Yale), Sónia Duarte (Universidade de Lisboa) e Pedro Braga Falcão (Universidade Católica Portuguesa).

O repertório a explorar inclui obras inéditas ou raramente interpretadas, provenientes de manuscritos e impressos portugueses recentemente digitalizados.

O projeto é apoiado pela Direção-Geral das Artes, Museus e Monumentos de Portugal, ESMAE-IPP, CESEM-P.Porto.

A participação é gratuita para os visitantes do museu, promovendo o acesso e a sensibilização para o património musical português.

Horários: 11h00–13h00 e 15h00–17h00

 

 

21 de maio · Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves

Todos os meses, num breve encontro com a peça do mês, a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, em Lisboa, revela a história que ela conta até ter chegado à coleção que o médico/colecionador Anastácio Gonçalves nos legou, para fruição de todos.

No dia 21 de maio, às 13h30, estará em destaque José Malhoa Cabeça de Homem.

José Malhoa (Caldas da Rainha, 1855 – Figueiró dos Vinhos, 1933) foi considerado sobretudo o pintor do povo, além de outras representações sociais. Estava inerentemente ligado às questões da ruralidade e do trabalho no campo. A sua obra vai refletir muito desta vivência e do seu imaginário, retratando várias cenas de trabalho da vida rural. Nesta obra, vamos explorar a forma como José Malhoa trabalhava o retrato. Ao pintor interessava a expressividade, o sentimento revelado pelo olhar vago, direto, risonho, focado no trabalho ou absorto.

A apresentação vai ter lugar no próprio Atelier de José Malhoa, na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, em que o primeiro residente da Casa foi o pintor José Malhoa, que encomendou o projeto da casa ao arquiteto Joaquim Norte Júnior.

Entrada livre | Número mínimo de 5 participantes (sujeito a marcação para comunicacao.cmag@museusemonumentos.pt ou 210 117 178).

 

 

23 de maio ·  Museu Nacional dos Coches

 

No âmbito das celebrações dos 160 anos do nascimento da Rainha Dona Amélia, dos 120 anos da fundação do Museu dos Coches Reais no antigo Picadeiro Real de Belém e dos 10 anos da abertura do novo edifício do Museu Nacional dos Coches, o Museu acolhe no dia 23 de maio, pelas 21h00, mais um concerto do ciclo intitulado Amelianas.

As Amelianas refletem não só o gosto musical da Rainha Dona Amélia, como também as sonoridades das obras dedicadas, oferecidas ou apresentadas a esta rainha melómana e mecenas. Das grandes árias de Ópera de Handel até Tchaikovsky, passando pelas amáveis canções de Tosti, ou as grandes Marchas Militares, as Pavanne, as Valsas, as Berceuses, os Fados Balada para piano, os Hinos, será apresentado ao público um vasto universo musical ligado à Rainha D. Amélia.

Quatro programas distintos, realizados a 21 de março, 23 de maio, 1 de julho e 15 de novembro, nos quais o barítono Rui de Luna se faz acompanhar pela atriz Natália Luiza, pelo pianista Pedro Vieira de Almeida, pelo violinista Marcos Lázaro e pelo acordeonista Pedro Santos.

A entrada é livre mediante marcação prévia de lugar, através do e-mail: comunicacao.mncoches@museudoscoches.pt

 

24 de maio · Museu Nacional do Traje

 

No dia 24 de maio, às 16h00, realiza-se no Museu Nacional do Traje, em Lisboa, a palestra A Moda em Portugal na 1ª metade de Oitocentos, pelo historiador Carlos Franco.

Nesta palestra, o autor de diversos livros entre os quais “Madame Burnay «modista da Real Casa»” (co-autoria com Luís Pisani Burnay, 2017), Carlos Franco desvendará os encantos da moda portuguesa na primeira metade do século XIX, explorando os estilos, influências e transformações que marcaram a moda em Portugal durante este período, tendo por base as gravuras coloridas de traje.

Uma palestra organizada pelo GAMNT – Grupo de Amigos do Museu Nacional do Traje, em colaboração com o Museu Nacional do Traje, marcando o início de um ciclo de conferências temáticas para o público em geral.

O número de participantes está limitado à capacidade da sala.

 

24 de maio · Museu José Malhoa

 

No dia 24 de maio, às 17h00, inaugura no Museu José Malhoa a Exposição Maria de Lourdes de Mello e Castro: uma esplêndida lição.

A mostra, com curadoria de Sofia Bandeira Duarte, reúne mais de 70 obras da artista, incluindo pinturas, desenhos, documentos pessoais e publicações. Esta exposição constitui uma oportunidade única para conhecer, de forma aprofundada, diferentes fases da produção artística de Maria de Lourdes de Mello e Castro, através da apresentação de peças provenientes do acervo do museu, da família da artista e de outras instituições.

Maria de Lourdes de Mello e Castro: uma esplêndida lição propõe-se não só homenagear a artista, como também incentivar uma reflexão crítica sobre as lacunas históricas na representação das mulheres nos museus e nas histórias da arte. A mostra estará patente no Museu José Malhoa até setembro, com atividades paralelas associadas à exposição, como visitas orientadas, oficinas e programação musical.

 

24 de maio – Mosteiro da Batalha

No dia 24 de maio, às 21h30, as Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha acolhem a Cantata Sto. Agostinho – O cantor da sede de Deus.

Esta Cantata narra o processo de conversão de Agostinho, feito de intensa procura que culmina no seu batismo, com consequências determinantes para a vida Igreja e da Cultura Ocidental, dada a grandeza do pensamento e será apresentada no contexto da evocação da data da criação da Diocese de Leiria, a 22 de maio de 1545.

Da autoria do compositor P. António Cartageno, foi executada por várias vezes na região e em diversos pontos do país, por várias orquestras e grupos corais.

Para a execução da Cantata (solista, coro e orquestra), foram convidados o tenor João Sebastião, um Coro ad hoc de 60 vozes, coordenado pelo maestro José Leite, e a Camerata de Cordas de Leiria, dirigida pelo maestro Alberto Roque.

A entrada é livre.

 

 

Mais informação em www.museusemonumentos.pt

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora