O Montepio Associação Mutualista reafirma o seu compromisso com a cultura e a comunidade ao anunciar “notas de margem – ciclo de encontros literários”. A iniciativa, que decorre entre 15 de janeiro e 5 de fevereiro no espaço atmosfera m, propõe uma reflexão sobre a escrita como forma de expressão e de questionamento do mundo.
“A iniciativa ‘notas de margem’ tem por objetivo abrir portas a uma conversa honesta e profunda sobre o processo criativo e o papel dos livros na nossa sociedade“, afirma Rita Pinho Branco, Diretora de Comunicação, Marketing e Digital do Montepio Associação Mutualista. “Esta oportunidade permitirá ao público dialogar diretamente com autores que moldam o panorama literário português.”
O ciclo arranca a 15 de janeiro com João Tordo a propor uma reflexão em torno do tema “Ficção é não ficção”. Seguem-se as sessões com Maria Francisca Gama (22 de janeiro) sobre “os livros como forma de expressão e compreensão”, Mafalda Santos (29 de janeiro) sobre “ficção e distopia: uma luta de lucidez sobre realidade”, e o encerramento com Susana Moreira Marques (5 de fevereiro) sobre o tema “aa literatura do real”.
Todos os encontros são de entrada gratuita e terão lugar na Rua Castilho, nº 5, em Lisboa, sempre às 18h30.
Para garantir lugar, os interessados deverão realizar uma inscrição prévia através do e-mail atmosferam.lisboa@montepio.pt.
Detalhes do Evento:
O quê: “notas de margem – ciclo de encontros literários”
Convidados: João Tordo, Maria Francisca Gama, Mafalda Santos, Susana Moreira Marques
Moderador: Ricardo Duarte
Quando: 15, 22 e 29 de janeiro, e 5 de fevereiro de 2026, sempre às 18h30
Onde: atmosfera m, Rua Castilho, nº 5, Lisboa
Inscrições: Entrada gratuita, mediante inscrição obrigatória através do e-mail atmosferam.lisboa@montepio.pt
Montepio Geral – Associação Mutualista
O Montepio Associação Mutualista (MGAM) foi constituído em 1840, é uma entidade da economia social e tem o estatuto jurídico de instituição particular de solidariedade social, pelo que é considerada de utilidade pública. Tem como finalidade o desenvolvimento de ações de proteção social, complementares ao sistema público de segurança social e de saúde, e a promoção da melhoria da qualidade de vida dos seus associados e suas famílias. Para tal, disponibiliza soluções mutualistas de poupança e proteção, através de modalidades de benefícios destinadas a prevenir ou a fazer face a situações da vida ou da saúde dos associados. Oferece ainda uma vasta rede de parcerias, que se estende pelo país e proporciona milhares de descontos e vantagens aos associados.
