Militares da GNR que faleceram em Timor-Leste condecorados a título póstumo

Este momento de profunda emoção constituiu um tributo à memória, à honra e ao dever de bem servir, bem como aos serviços prestados pela Guarda, em nome da segurança pública e do bem-comum.

Tópico(s) Artigo

  • 11:41 | Quinta-feira, 08 de Maio de 2025
  • Ler em 2 minutos

A Guarda Nacional Republicana (GNR), no quadro da cooperação bilateral com a Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL), acolhe, entre os dias 3 e 10 de maio, a visita oficial do Comissário-Geral Henrique da Costa, Comandante-Geral da PNTL, reafirmando o compromisso partilhado entre ambas as forças de segurança, consolidado ao longo dos últimos 25 anos de colaboração entre Portugal e Timor-Leste.

Ontem, dia 7 de maio, assinalou-se o ponto alto desta visita oficial, com uma cerimónia de enorme simbolismo e significado institucional e que contou com a presença de altas entidades, entre quais a Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, e a Embaixadora de Timor-Leste, Isabel Amaral Guterres. Foi prestada homenagem a todos os militares da Guarda que, ao longo dos últimos 25 anos, participaram em missões em Timor-Leste, contribuindo decisivamente para a estabilidade, paz e desenvolvimento do Estado de Direito democrático deste país.

 

Foram ainda distinguidos, com a Medalha de Mérito e o Certificado de Reconhecimento de Timor-Leste, os Comandantes dos diferentes contingentes da GNR que integraram operações em território timorense, bem como, a título póstumo os dois militares da GNR que faleceram no cumprimento da missão, tendo os seus familiares sido reconhecidos pelo inestimável sacrifício.


 

Este momento de profunda emoção constituiu um tributo à memória, à honra e ao dever de bem servir, bem como aos serviços prestados pela Guarda, em nome da segurança pública e do bem-comum.

A Guarda Nacional Republicana reafirma, assim, o seu empenho em continuar a construir pontes entre Portugal e Timor-Leste, contribuindo para a capacitação das forças de segurança timorenses, para a paz duradoura e para a prosperidade de um povo irmão, consolidando o prestígio e a credibilidade internacional da GNR como força de segurança de referência.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora