Maria Lopes e Rafael Parente vencem Torneio de Fundo da ANCNP

Vieram a Viseu 106 nadadores para apurar os melhores fundistas da Associação de Natação do Centro Norte de Portugal. Dois títulos ficaram em Viseu, pela “mão” de Maria Miguel Lopes e Rafael Parente

Tópico(s) Artigo

  • 13:22 | Quarta-feira, 19 de Novembro de 2025
  • Ler em 2 minutos

No Torneio de Fundo, disputado por nadadores Infantis e Juvenis, os Academistas Maria Lopes e Rafael Parente, foram os melhores nas piscinas do Fontelo. A prova realizou-se nas Piscinas Municipais de Viseu, nos dias 15 e 16 de novembro, disputando-se o Torneio ao longo de quatro sessões.

Vieram a Viseu 106 nadadores para apurar os melhores fundistas da Associação de Natação do Centro Norte de Portugal. Dois títulos ficaram em Viseu, pela “mão” de Maria Miguel Lopes e Rafael Parente. Para além destas vitórias os Academistas tiveram ainda mais atletas entre os medalhados, com Alice Rodrigues a conquistar a medalha de Prata em Juvenis, conquistando também a Prata André Santos. Em Infantis Eva Gonçalves conquistou o Bronze, conseguindo, em masculinos, a medalha de Prata, Lourenço Pereira, conquistando o Bronze Manuel Fonseca.

O figurino do torneio “obrigava” os nadadores a nadarem duas provas de fundo, sendo os 400 Estilos para ambos os sexos, nadando as nadadoras os 800 Livres, cabendo aos rapazes a prova de 1500 Livres.

O Académico de Viseu convocou para o Torneio dezassete nadadores, doze Infantis e cinco Juvenis.


Na avaliação final do Torneio, em que eram galardoados os atletas classificados até à oitava posição, os Academistas contaram ainda, entre os distinguidos juvenis, Ana Roldão, na oitava posição e Tiago Ôlas no quinto posto. Em Infantis, Filipa Dias classificou-se na quinta posição e Santiago Garcia ficou também na quinta posição. O Académico de Viseu, a par do Galitos de Aveiro, foram os Clubes com mais presenças entre os premiados.

 

Mafalda Rosa na Seleção Nacional

A nadadora de Águas Abertas do Académico de Viseu foi chamada aos trabalhos da Seleção Nacional, que se vão realizar em Rio Maior, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, a fim de avaliar o momento dos atletas Internacionais Portugueses.

A atleta do Académico de Viseu, que no último Mundial ficou na sétima posição, é uma das esperanças Olímpicas, da Seleção Portuguesa, para Los Angeles 2028, estando neste momento integrada no plano Olímpico e com bolsa  Elite A, com vista à participação na próxima Olimpíada.

O Académico volta a competir já no próximo fim de semana, com a presença nas quatro jornadas do Campeonato “Alves Bandeira” ANCNP, nas Piscinas da Mealhada, onde estarão em disputa os títulos Regionais juniores e seniores.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora