Livro “História Concisa das Grandes Religiões” apresentado na sexta-feira

“História Concisa das Grandes Religiões” – que, para lá de João Gouveia Monteiro, tem como co-autores Alfredo Teixeira, Laura Martins e Sofia Beato – centra-se na história de Judaísmo, Cristianismo, Islão, Hinduísmo, Budismo e Confucionismo.

Tópico(s) Artigo

    • 10:31 | Quinta-feira, 04 de Novembro de 2021
    • Ler em 2 minutos

    Vai ser apresentado na sexta-feira, dia 5, pelas 18h30, na Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC), o livro “História Concisa das Grandes Religiões”, com coordenação científica de João Gouveia Monteiro, Diretor da Biblioteca Geral e Professor Catedrático da Faculdade de Letras da UC. A apresentação da obra fica a cargo de Anselmo Borges, professor jubilado e Presidente Honorário da Academia para o Encontro de Culturas e Religiões da Universidade de Coimbra (APECER-UC).

    “História Concisa das Grandes Religiões” – que, para lá de João Gouveia Monteiro, tem como co-autores Alfredo Teixeira, Laura Martins e Sofia Beato – centra-se na história de Judaísmo, Cristianismo, Islão, Hinduísmo, Budismo e Confucionismo. Após o lançamento em Coimbra, a obra será também apresentada em Lisboa, no dia 10 (18h30), na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés Lisboa (piso 6), com a participação de Jaime Gama, antigo Presidente da Assembleia da República e atual Presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

     


     

    Sinopse de “História Concisa das Grandes Religiões”:

    “As religiões estão na ordem do dia e entram nas nossas casas a pretexto de notícias sobre os piores incidentes político-militares. Se queremos tornar o mundo mais vivível, não podemos ignorar «o outro» e as suas raízes profundas. E a religião é, talvez, a raiz mais profunda de todas.

    Em História Concisa das Grandes Religiões, a equipa do historiador João Gouveia Monteiro oferece a todos os leitores uma visão panorâmica de seis influentíssimas tradições religiosas: por um lado, o Judaísmo, o Cristianismo e o Islão, as religiões proféticas, que nasceram do tronco de Abraão e que são o fundamento da cultura ocidental e do Médio Oriente; por outro, o Hinduísmo, o Budismo e o Confucionismo – as «religiões místicas e sapienciais» que cresceram na Índia e na China.

    Trata-se de um livro didático e não confessional, por onde desfilam algumas das personagens e das obras que mais marcaram a nossa História: os profetas bíblicos; Jesus e o Novo Testamento; Maomé e o Alcorão; os sábios videntes que compuseram os Vedas na Índia; os renunciantes hindus que inventaram a metafísica das Upanixades; Siddhârta Gautama, o Buda, que concebeu uma nova explicação para o sofrimento humano; e Confúcio, o grande mestre chinês recordado pelos seus discípulos nos Analectos.

    Uma aventura fascinante, não só pela beleza e força das personagens e dos textos, mas também pela comovente constatação do esforço desmedido do ser humano para se superar e transcender.

    Um livro cheio de lições para o tempo presente.”

    Gosto do artigo
    Publicado por
    Publicado em Última Hora