Numa edição com novidades, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) abriu, a partir desta terça-feira (6 de maio) e até 14 de julho, o processo de candidaturas às Bolsas de Investigação em Oncologia.
Na edição 2025/26, o NRC.LPCC irá disponibilizar 168 mil euros para o incentivo a projetos de investigação sobre o cancro, atribuindo um total de 14 Bolsas: dez de apoio a Centros de Investigação e quatro Bolsas Honoríficas.
10 Bolsas para Centros de Investigação e 4 Bolsas Honoríficas
A atribuição das Bolsas continuará a conferir um valor individual de 10 mil euros, agora com um acréscimo de dois mil euros/Bolsa para apoio à publicação. Serão atribuídas quatro Bolsas Honoríficas: Bolsa Dr. Rocha Alves, com vista ao apoio a trabalhos de investigação relevantes na área da radioncologia realizados em Portugal; Bolsa Dr. Dário Cruz, destinada a equipas de investigação que integrem investigadores que apresentem um projeto de investigação na área da senologia; Bolsa Professor Carlos de Oliveira, que se destina a projetos de investigação na área da ginecologia oncológica; Bolsa Dra. Manuel Mendonça, atribuída pela primeira vez e por legado próprio da psiquiatra, dirigida a projetos na área da nutrição oncológica.
No que diz respeito às Bolsas de apoio a Centros de Investigação, juntam-se às atribuídas ao CIMAGO (duas), destinadas às equipas de Investigação desta Instituição – no mesmo número e com o mesmo financiamento – as Bolsas destinadas a equipas de investigação dos Centros Académicos Clínicos de Coimbra, das Beiras (Covilhã) e Egas Moniz Health Alliance (Aveiro) e, ainda, do IPO de Coimbra.
Catarina Oliveira, vogal da Direção e Coordenadora da Investigação Científica do NRC.LPCC, sublinhou que se “pretende promover a investigação colaborativa, com um alargamento a mais Instituições da região Centro, ampliando, assim, o âmbito do apoio à Investigação“.
Recorde-se que, anualmente, têm sido abertas candidaturas às Bolsas de Investigação em Oncologia, sendo que, na última edição foram distinguidos sete projetos, num investimento total de 70 mil euros. Nesta edição, o investimento ascende a mais do dobro do montante, que será distribuído, equitativamente, pelas 14 Bolsas.
Desde 2015, o NRC.LPCC já atribuiu 44 Bolsas (32 Bolsas LPCC-NRC/CIMAGO, nove Bolsas Dr. Rocha Alves, duas Bolsas Dr. Dário Cruz e uma Bolsa Professor Carlos de Oliveira), tendo contribuído, assim, ao longo destes anos, com cerca de 504 mil euros para a investigação em Oncologia.
Todas as informações e os formulários de candidaturas às Bolsas de Investigação em Oncologia 2025/26 encontram-se disponíveis em www.ligacontracancro.pt/bolsas.