Legislar em matéria de insolvências, hoje no Conselho de Ministros

... torna-se indispensável imprimir maior agilidade aos processos de insolvência e de recuperação, tornando o sistema judicial mais eficaz e resiliente, em benefício das micro, pequenas e médias empresas e dos investidores nacionais e, consequentemente, dos trabalhadores...

Tópico(s) Artigo

  • 18:09 | Quinta-feira, 30 de Setembro de 2021
  • Ler em < 1

O Conselho de Ministros aprovou uma proposta de lei, a apresentar à Assembleia da República, que visa legislar em matéria de insolvência e recuperação, sobre os regimes de reestruturação preventiva, o perdão de dívidas e as inibições, e sobre as medidas destinadas a aumentar a eficiência dos processos relativos à reestruturação, à insolvência e ao perdão de dívida, com o intuito de transpor a Diretiva (UE) 2019/1023, do Parlamento Europeu e do Conselho.

Tendo em vista a remoção de entropias que ainda subsistam, torna-se indispensável imprimir maior agilidade aos processos de insolvência e de recuperação, tornando o sistema judicial mais eficaz e resiliente, em benefício das micro, pequenas e médias empresas e dos investidores nacionais e, consequentemente, dos trabalhadores, tal como inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência na sua Componente 18, intitulada «Justiça Económica e Ambiente de Negócios».

Por sua vez, a transposição da Diretiva (UE) 2019/1023 visa garantir o acesso das empresas e dos empresários viáveis que estejam em dificuldades financeiras a regimes nacionais eficazes de reestruturação preventiva que lhes permitam continuar a exercer a sua atividade.


Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora