Joana Cardeal vice-Campeã Nacional Sénior de Piscina Curta

Joana Cardeal entrou na final dos 200 Costas, com o segundo tempo das eliminatórias. A nadadora Viseense ficou a poucos centésimos da vitória na final Sénior, sagrando-se Vice-Campeã Nacional com a marca de 2.14.88s, contra os 2.14.16s da Campeã Nacional.

Tópico(s) Artigo

  • 13:00 | Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2022
  • Ler em 4 minutos

Com os melhores nadadores Portugueses da atualidade concentrados em Leiria, o Académico de Viseu teve uma prestação fabulosa, apurando-se para 10 finais, subindo ao pódio por três vezes, ficando ainda por três vezes na quarta posição. A prata conquistada por Joana Cardeal ficou a décimos de segundo do Ouro, nos 200 Costas. Fica a certeza de que podemos contar com esta equipa para figurar no topo da Natação Portuguesa.

O Nacional de piscina curta de 2022/2023 foi disputado em Leiria, com a presença da elite da natação Portuguesa Júnior e Sénior.

A competição disputou se ao longo de três dias, em regime de eliminatórias e finais, entre 9 e 11 de dezembro.


No primeiro dia o Académico apurou se para as finais de 1500 Livres e 200 Costas. Beatriz Cardeal nadou os 1500 metros em 17.11.72s e ficou na sexta posição Sénior.

 

Joana Cardeal entrou na final dos 200 Costas, com o segundo tempo das eliminatórias. A nadadora Viseense ficou a poucos centésimos da vitória na final Sénior, sagrando-se Vice-Campeã Nacional com a marca de 2.14.88s, contra os 2.14.16s da Campeã Nacional.

Ainda durante a a primeira sessão de finais Joana Cardeal voltou ao pódio, desta feita na prova de 400 Estilos, que nadou em 4.50.60s, conquistando o Bronze, em prova ganha por Angélica André do FCPorto.

Já no segundo dia de competição voltou a ser dia de ter as cores do Académico de Viseu no pódio do Campeonato Nacional, com novo Bronze para Joana Cardeal, na prova de 200 Estilos, com o crono de 2.17.61s.. Nesta final esteve também, do Académico, Beatriz Cardeal, que ficou na oitava posição. Madalena Figueira apurou-se como suplente, também para a final dos 200 Estilos. Madalena Figueira a estrear-se em Campeonatos Nacionais de piscina Curta, conseguiu concretizar o primeiro objetivo desta presença, que passava por nadar nos seus records pessoais.

No derradeiro dia de prova os Academistas marcaram presença em mais três finais com o grande destaque a ir para o quarto lugar de Beatriz Cardeal, nos 100 Mariposa, em que nadou nuns belíssimos 2.15.33s.

Foi uma competição extremamente positiva para o Académico de Viseu, que confirma, mais uma vez, que continuará a estar entre os grandes na disputa de títulos Nacionais.

Cadetes no I Torregri

Disputou-se em Espinho, no feriado de dia 8, o primeiro Torregri da época, com os Academistas em evidência, apesar de se apresentarem em prova com bastantes baixas, fruto do momento que atravessamos, propício a viroses, gripes e outras condicionantes, que afetam os mais novos.

Estiveram em prova 13 equipas com 121 atletas, num torneio muito competitivo, com a disputa de 18 provas e 8 estafetas, durante duas jornadas.

Do Académico de Viseu foram convocados para este Torregri Gabriel Batista, Gabriel Correia, Gabriel Fernandes, Duarte Silva e Francisco Vitória.

Destaque para as vitórias Academistas em duas estafetas e para o facto de todos os nadadores do Académico terem nadado no seu melhor tempo de sempre.

 

1ª Braça em Espinho

No sábado dia 10 os mais jovens “Golfinhos” da equipa Academista foram a Espinho disputar o primeiro torneio 1ª Braçada da época, prova em que a maior parte dos nadadores faz a sua estreia em competições da FPN.

Foram muitos os atletas em estreia absoluta e vários a dar continuidade à sua ainda curta carreira.

Os nadadores convocados para competir no torneio organizado pela ANCNP foram Benedita Garcia, Matilde Andrade, Carminho Silva, Maria Leonor Trindade, Filipa Dias, Marta Meireles, Eva Gonçalves, Matilde Fernandes, Nuno Correia, Gonçalo Fernandes, Duarte Fernandes, Santiago Ferreira, Santiago Garcia, Tomás Ferreira, João Fonseca, Manuel Fonseca, Rodrigo Morais, Martim Vieira e Guilherme Trindade.

Todos os intervenientes ficaram satisfeitos com a participação, com os resultados e acima de tudo com a evolução positiva de todo o processo de formação, delineado para este escalão.

 

 

Presença no Troféu Master da ANNP em Recarei

Ainda neste fim de semana as cores do Académico estiveram em Paredes, nas piscinas de Recarei, onde decorreu o Troféu Master da Associação de Natação do Norte de Portugal. Esta competição é para atletas “veteranos”, que continuam a demonstrar a paixão por esta modalidade.

Estiveram em prova 34 clubes e 339 atletas Masters, a partilhar o seu gosto de longa data pela natação. O Académico participou meritoriamente em três provas.

Foi um fim de semana intenso para a natação Academista, com resultados de alto nível, que deixaram a marca da cidade e as cores do Académico de Viseu, em várias piscinas do país.

 

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora