Joana Cardeal Sagrou-se Vice-Campeã Nacional Absoluta

  Foram uns campeonatos excelentes para os Academistas, que marcaram presença nas finais e em pódios, entre os melhores de Portugal, falava-nos agora aumentar a presença de atletas em grandes competições, que passa necessariamente pelo apoio na formação de base de jovens nadadores.

  • 8:58 | Quarta-feira, 06 de Abril de 2022
  • Ler em 2 minutos

O Académico de Viseu apurou nadadores para todas as sessões de finais do Campeonato Nacional Absoluto, disputado de 31 de Março a 3 de Abril, no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra. Conseguiu estar sempre no “top ten”, demonstrando qualidade para estar entre os melhores de Portugal, num campeonato que contou com 82 equipas.

 

O Académico de Viseu esteve em Coimbra com sete atletas, para disputar o Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos. Estiveram no Complexo Olímpico a disputar a prova, pelo Académico de Viseu, Beatriz Cardeal, Madalena Figueira, Lara Fonseca, Joana Cardeal, André Moura, Martim Lavajo e Nuno Sousa.


         Joana Cardeal esteve em destaque com a presença em seis finais, subindo ao pódio por duas vezes. A nadadora Sénior do Académico sagrou-se vice-Campeã Nacional nos 400 Estilos, com a excelente marca de 4,57,45s, atrás da Campeã Raquel Pereira do SLBenfica e à frente da atleta do SportingCP, Francisca Mesquita. A nadadora de Viseu conseguiu ainda o Bronze na prova de 200 Estilos, em 2.22.05s. A prova de 800 Livres foi disputada com grande emoção, com Tamila Holub do SCBraga a vencer, ocupando a segunda posição Diana Durães do SLBenfica, com Angélica André do FCPorto a fechar o pódio, à frente de Joana Cardeal, que ocupou a quarta posição, nuns bons 8,56,04s, numa final a 10, que contou ainda com a Academista Beatriz Cardeal. Beatriz Cardeal terminou logo a seguir, numa excelente quinta posição, em 9,07,78s, deixando atrás de si, na sétima posição, a Olímpica Ana Catarina Monteiro, do Vilacondense. Joana Cardeal foi ainda quinta classificada na prova de 200 Costas, nadando as eliminatórias em 2.25.29s e a final em 2.23.23s.

Beatriz Cardeal marcou presença em cinco finais, marcando assim presença entre as dez melhores atletas do país, no seu primeiro ano de Sénior. De entre as grandes marcas alcançadas destacam-se os 2.21.72s nos 200 Mariposa.

André Moura marcou presença na final de 50 Bruços, ficando na quinta posição, com 30.00s.

Madalena Figueira destacou-se também entre os Juvenis, com a sua primeira presença em pódios nacionais, com o Bronze na prova de 100 Costas, com 1,11,42s. A atleta de Viseu fez uns excelentes Campeonatos, com records pessoais, presença no pódio, terminando a sua prestação com um excelente quarto lugar na prova de 200 Costas, a escassos décimos de segundo de voltar a subir ao pódio.

Foram uns campeonatos excelentes para os Academistas, que marcaram presença nas finais e em pódios, entre os melhores de Portugal, falava-nos agora aumentar a presença de atletas em grandes competições, que passa necessariamente pelo apoio na formação de base de jovens nadadores.

No próximo domingo dia 10 de abril os mais jovens nadadores dos Viseenses deslocam-se a Espinho, onde disputarão o XVIII Torneio Cidade de Espinho, em cadetes.

 

 

 

 

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora