Jantar de Tripas à Moda do Porto

Este é um evento pensado por Manuel Pinheiro, fundador do Restaurante “O Gaveto”, espaço gastronómico de referência da região, sendo reconhecido pela defesa da gastronomia tradicional portuguesa, tendo como especial foco a tradição e história da Gastronomia do Porto e Norte do País.

Tópico(s) Artigo

  • 12:29 | Sexta-feira, 18 de Novembro de 2022
  • Ler em 2 minutos

O conceituado Chef Manuel Pinheiro, 50 anos a confecionar e a defender as Tripas à Moda do Porto, um nome de há décadas firmado na cozinha nacional, vai proporcionar um jantar inesquecível aos verdadeiros apreciadores da gastronomia nortenha, inserido no contexto de Gastronomia com História.

Este é um evento pensado por Manuel Pinheiro, fundador do Restaurante “O Gaveto”, espaço gastronómico de referência da região, reconhecido pela defesa da gastronomia tradicional portuguesa, tendo como especial foco a tradição e história da Gastronomia do Porto e Norte do País.

 


 

Este prato tradicional que foi candidato finalista às 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa nasceu na cidade do Porto e compõe-se de carne, tripas, enchidos e feijão branco e, segundo a lendária voz popular, remonta ao tempo dos Descobrimentos, quando o “Infante Dom Henrique precisando de abastecer as naus para a tomada de Ceuta na expedição militar comandada pelo Rei D. João I em 1415, pediu aos habitantes da cidade do Porto todo o género de alimentos. Todas as carnes que a cidade tinha foram limpas, salgadas e acamadas nas embarcações, ficando a população sacrificada unicamente com as miudezas para confeccionar, incluindo as tripas. Foi com elas que os portugueses tiveram de inventar alternativas alimentares, surgindo assim o prato “Tripas à moda do Porto”, que acabaria por se perpetuar até aos nossos dias e tornar-se, ele próprio, um dos elementos gastronómicos mais característicos da cidade. De tal forma que, com ele, nascia também a alcunha “tripeiros”, como ficaram a ser conhecidos os portuenses desde então.” (Fonte Wikipédia)

O Porto Coliseum Hotel, promove o evento “Gastronomia com história”, que pretende divulgar mensalmente os pratos típicos da gastronomia regional e tradicional do Porto e Norte do País.

No dia 22 de Novembro pelas 20h00, o prato principal são as famosas “Tripas à Moda do Porto”.

Os bilhetes podem ser adquiridos no seguinte site: https://eventbuddy.pt/GastronomiaComHistoria

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora