O site do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) foi certificado com o selo de prata dos Estabelecimentos de Ensino Superior do Observatório Português de Acessibilidade Web.
É a única instituição de Ensino Superior a receber esta distinção.
O site do IPV tem um score de 9.9 na escala do AccessMonitor (1-10).
O sítio Web Instituto Politécnico de Viseu do IPV encontra-se, assim, certificado com o selo Prata de usabilidade e acessibilidade. A afixação do selo Prata significa que o sítio Web Instituto Politécnico de Viseu:
• passa a lista de verificação “Conteúdos”
• passa a bateria de testes de acessibilidade de uma ferramenta de validação automática comummente utilizada no mercado para a conformidade ‘AA’
• passa a lista de verificação “Transação”
• passa a lista de verificação “10 aspetos funcionais”
O Observatório Português da Acessibilidade Web é uma plataforma online disponibilizada pela AMA a Agência para a Modernização Administrativa, que analisa e sistematiza informação sobre o estado da acessibilidade em websites e aplicações móveis do Estado português.
Sistematizando as várias plataformas analisadas em diferentes diretórios temáticos, no Observatório é também possível perceber, quais as boas e más práticas de acessibilidade recorrentemente utilizadas nas plataformas analisadas.
Selo de Usabilidade e Acessibilidade Digital – O que é?
O Selo de Usabilidade e Acessibilidade é constituído por um conjunto de requisitos de acessibilidade e de usabilidade, divididos em três níveis ou patamares: Bronze, Prata e Ouro.
A quem se destina?
O Selo de Usabilidade e Acessibilidade destina-se a quaisquer sítios web ou aplicações móveis, mas foi concebido principalmente para as entidades destinatárias do Regulamento Nacional de Interoperabilidade Digital (RNID), listadas no artigo 2º do Decreto-Lei n.º 83/2018, de 19 de outubro.
Para que serve?
O Selo é constituído por um conjunto de requisitos de acessibilidade e usabilidade em sítios web e aplicações móveis.
A iniciativa, desenvolvida pela Agência para a Modernização Administrativa e pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, visa simplificar e tornar mais eficiente a utilização dos serviços públicos online a todos os cidadãos, independentemente das suas capacidades sensoriais, motoras ou cognitivas.
Quais os benefícios?
Melhorar a experiência e tornar mais eficiente a utilização dos serviços públicos online por parte dos cidadãos, principalmente os cidadãos com deficiência ou incapacidade. De acordo com os censos de 2021 estamos a falar de 10,9% dos portugueses.
Melhorar a imagem da sua empresa ao promover boas práticas de acessibilidade e usabilidade.
Informação da atribuição do selo ao IPV em :