O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) formalizou, no passado dia 22 de janeiro, a assinatura do 3.º Pacto da Economia Circular, numa cerimónia realizada em Condeixa, reafirmando o seu compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a valorização eficiente de recursos.
O IPV esteve representado no evento pela Professora Isabel Brás e por Marta Aido, do Gabinete de Transferência de Tecnologia, que acompanharam a sessão oficial de assinatura e o programa dedicado à promoção de boas práticas e estratégias de economia circular, conforme agenda disponível em http://pactoec.ccdrc.pt/.
Este novo ciclo do Pacto evidencia o crescimento e a mobilização crescente em torno da transição circular. Desde a 1.ª edição, em 2019, que reuniu 86 entidades aderentes, o número de participantes tem vindo a aumentar: em 2023, na segunda edição, foram 100 entidades, e para esta 3.ª edição, que decorrerá entre 2026 e 2027, já se registam mais de 200 entidades participantes.
Com esta adesão, o IPV reforça o seu papel ativo na construção de soluções sustentáveis, alinhadas com os desafios ambientais atuais e com os objetivos de desenvolvimento sustentável, contribuindo para uma região mais resiliente, eficiente e preparada para o futuro.
