Iniciativa Liberal critica “obra megalómana do Mercado 2 de Maio”

... deveria ser encontrada uma solução mais simples e de menor custo, permitindo o desvio de parte substancial dos €4,3M para investimentos dirigidos ao longo de outros espaços do Centro Histórico e apoio a comerciantes e moradores, e reforço de programas de alívio fiscal e apoio social de emergência.

Tópico(s) Artigo

  • 9:51 | Segunda-feira, 16 de Novembro de 2020
  • Ler em 2 minutos

No seguimento do visto do Tribunal de Contas ao plano municipal de reabilitação do Mercado 2 de Maio, a Iniciativa Liberal vem mostrar a sua oposição para com a o projeto apresentado e – principalmente – com o seu custo e extemporaneidade da obra.

Ao longo dos últimos 30 anos, o Centro Histórico de Viseu tem sido votado ao abandono por múltiplas razões. Dentre elas, a evolução económica no sentido dum predomínio de grandes aglomerados comerciais nos subúrbios das cidades, mas também uma política de indiferença ativa do Município para com a degradação dos imóveis, o encerramento de estabelecimentos comerciais e serviços e o êxodo de habitantes permanentes.

Se parte desta realidade resulta de escolhas livres dos cidadãos, o abandono deliberado do coração histórico da cidade não é compreensível na visão da Iniciativa Liberal, e carece de investimento, políticas de fiscalidade discriminatória positiva e incentivos dirigidos.

Contudo, não vemos na obra megalómana de cobertura do Mercado 2 de Maio na sua forma e custo um passo na direção correta. Um projeto de cobertura com um custo de 4,3 milhões de euros parece-nos excessivo para um espaço aberto de relativa pequena dimensão – sendo tal justificado com a instalação de painéis fotovoltaicos na dita cobertura. Ainda assim, defendemos que deveria ser encontrada uma solução mais simples e de menor custo, permitindo o desvio de parte substancial dos €4,3M para investimentos dirigidos ao longo de outros espaços do Centro Histórico e apoio a comerciantes e moradores, e reforço de programas de alívio fiscal e apoio social de emergência.


A Iniciativa Liberal Viseu coloca-se assim ao lado dos cidadãos que vêm com crítica e ceticismo esta obra desproporcional num momento de crise, e num espaço que está globalmente sub-explorado, centrando-se num espaço pequeno um valor de cerca de70% do valor da reabilitação do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Tondela-Viseu.”

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora