Incremento do perigo de incêndio rural – Medidas preventivas

Temperatura: Aumento dos valores de temperatura máxima no interior do país (até 43ºC), prevendo-se que na sexta-feira (07 agosto) ocorra uma ligeira diminuição, não sendo ultrapassado o valor de 39ºC.

Tópico(s) Artigo

  • 7:08 | Quinta-feira, 06 de Agosto de 2020
  • Ler em 2 minutos

Situação

De acordo com a informação do IPMA, mantém-se a previsão, para as próximas 48 horas, de um quadro meteorológico de tempo seco no interior do país e vento, por vezes forte, na faixa costeira ocidental e nas terras altas, realçando-se os seguintes aspetos:

Humidade Relativa do Ar (HRA): Amanhã (06 agosto) prevê-se a diminuição dos teores de HRA, que deverá ser < 20% numa área mais alargada do interior das regiões Norte e Centro e no alto Alentejo e <30% no restante território (exceto na faixa litoral), com recuperação noturna não expectável no interior Norte e Centro e nas terras altas.


Sexta-feira (07 agosto) os teores de HRA não serão tão baixos, prevendo-se que sejam <30% no interior do país, com recuperação noturna a penetrar razoavelmente em todo o território, exceto no sotavento algarvio e nas terras altas do interior.

Temperatura: Aumento dos valores de temperatura máxima no interior do país (até 43ºC), prevendo-se que na sexta-feira (07 agosto) ocorra uma ligeira diminuição, não sendo ultrapassado o valor de 39ºC.

Vento: Amanhã (06Agosto)prevê-se que o vento sopre do quadrante Sul em quase todo o território durante a manhã, podendo atingir 40 km/h nas terras altas, com rajadas até 60 km/h nas serras algarvias e tornando-se do quadrante oeste (até 40 km/h) a partir do início tarde, com a frente de brisa a progredir gradualmente para o interior do país durante a tarde.

Sexta-feira (07Agosto) o vento também soprará de oeste à tarde, por vezes até 40 km/h, na faixa costeira ocidental e nas terras altas.

Efeitos expectáveis:

Risco de incêndio máximo/muito elevado no Algarve, na região do Vale do Tejo e nas regiões Centro e Norte, com agravamento durante o dia de amanhã (06Agosto) no interior Norte e Centro e no Algarve/baixo Alentejo.

Medidas preventivas

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com a Declaração da Situação de Alerta em vigor, entre as 00h00 horas do dia 06 de agosto e as 23h59 horas do dia 07 de agosto, é:

PROIBIDO o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;

PROIBIDO realizar queimadas e queimas de sobrantes de exploração;

PROIBIDO utilizar fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão. Estão suspensas as autorizações que tenham sido emitidas, nos distritos em que tenha sido declarado o estado de alerta especial de nível vermelho do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR);

PROIBIDO realizar trabalhos nos espaços florestais e outros espaços rurais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora