Incêndio rural de Garrocho, Covilhã

Nos encontros de ontem e hoje foram identificadas situações que, do ponto de vista operacional e dadas as características do incêndio, poderão necessitar de ajustamentos, e que estão já a ser objeto de avaliação.

Tópico(s) Artigo

  • 12:31 | Sábado, 13 de Agosto de 2022
  • Ler em 2 minutos

No quadro do acompanhamento do incêndio rural de Garrocho, Covilhã, que teve início na madrugada do dia 6 de agosto, e do diálogo mantido regularmente pelo Ministério da Administração Interna com os autarcas, a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, reuniu-se ontem e hoje, por videoconferência, com os presidentes das Câmaras Municipais da Covilhã, de Gouveia, da Guarda e de Manteigas.

Nas duas reuniões estiveram presentes responsáveis da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que efetuaram um briefing detalhado sobre a situação operacional no terreno. Foram, nomeadamente, explicadas as dificuldades identificadas ao nível da orografia da região, as condições meteorológicas expectáveis e os meios empenhados.

Nos encontros de ontem e hoje foram identificadas situações que, do ponto de vista operacional e dadas as características do incêndio, poderão necessitar de ajustamentos, e que estão já a ser objeto de avaliação.


O Governo e a ANEPC consideram fundamental a permanente informação aos autarcas sobre a evolução deste incêndio, reconhecido por todos como de elevada complexidade. Nesse sentido, ficou agendada uma nova reunião para amanhã, às 9h30, tendo em vista uma articulação política, institucional e operacional, consideradas fatores de sucesso para as operações em curso.

A complexidade deste incêndio desencadeou uma mobilização de meios excecional, estando neste momento empenhados um total de mais de 1500 operacionais, apoiados por 465 veículos, 14 meios aéreos e 16 máquinas de rasto, o que representa um novo reforço de meios face ao dia de ontem. O comando das operações está a ser assegurado através do Centro Tático de Comando da ANEPC, instalado e operacionalizado no terreno. 
Em função das regras previstas no Sistema de Gestão de Operações, e considerando o número de meios já envolvido, o comando da operação está a ser assegurado pelo 2º Comandante Nacional da ANEPC, Miguel Cruz.
O Governo continuará a acompanhar o evoluir deste incêndio e o esforço que está a ser feito para o combater, tendo transmitido aos autarcas e a todos os operacionais, através da ANEPC, uma mensagem de apoio às operações no terreno.
(Foto DR)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora