«Honrar o Passado, Afirmar o Futuro» – Bombeiros Voluntários de Viseu

É uma candidatura que respeita e admira profunda e genuinamente o espírito altruísta, humanista, voluntarioso e enorme generosidade que caracteriza todos os homens e mulheres Bombeiros que compõem, ou fazem parte, da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viseu.

Tópico(s) Artigo

  • 20:20 | Domingo, 02 de Outubro de 2022
  • Ler em 3 minutos

Apresentação Candidatura aos Órgãos Sociais da AHBVViseu

Conforme previsto estatutariamente, a maioria dos atuais membros pertencentes aos Órgãos Sociais da AHBVViseu perfazem no final deste ano 2022, três mandatos consecutivos nessas funções, o que pressupõe a sua não continuidade e consequentemente a necessidade da sua substituição.

Neste último mandato, alguns de nós aqui presentes, já têm vindo a dar o seu contributo, uma vez que, fazendo parte dos atuais Órgãos Sociais, acompanhamos de perto a vida diária da Instituição, permitindo-nos assim ter uma visão real e apurada do que são os Bombeiros Voluntários de Viseu, principalmente os seus problemas e dificuldades. 

Queremos dar continuidade a este trabalho, conhecemos o caminho e por isso hoje nos apresentamos.


Apresentamos esta candidatura para garantir que os Bombeiros Voluntários de Viseu possam continuar a servir os portugueses em geral e os viseenses em particular, prestando permanentemente um serviço de qualidade, com profissionalismo, com elevada prontidão e eficiência no apoio, proteção e socorro às populações.

Esta é uma candidatura de continuidade, que honra o passado, não esquecendo o extraordinário legado de todos aqueles que, das mais variadas formas, serviram esta nobre instituição. Estamos aqui por todos e contamos com todos! Sem exceção!!

É uma candidatura que respeita e admira profunda e genuinamente o espírito altruísta, humanista, voluntarioso e enorme generosidade que caracteriza todos os homens e mulheres Bombeiros que compõem, ou fazem parte, da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viseu.

É um desafio, numa altura particularmente difícil, nomeadamente ao nível económico e financeiro, que assumimos com enorme vontade e determinação, que queremos vencer, na firme certeza que com empenhamento, sentido do dever, coragem e dedicação iremos conseguir ultrapassar as adversidades e atingir os objetivos a que nos propomos.

 O nosso foco passa por garantir uma forte e duradoura sustentabilidade financeira desta Associação Humanitária, que permita ao Corpo de Bombeiros manter, e se possível reforçar, a sua capacidade operacional. Isso significará ter mais e melhor possibilidade de apoiar e intervir, de prestar auxílio, de estar próximo de quem precisa, no fundo de contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O nosso compromisso é adotar sempre, perante os associados, procedimentos e medidas claras, inequívocas e com total transparência.

Vamos procurar, com a máxima abertura, e capacidade de diálogo, reforçar, estabelecer e estreitar laços de amizade, cooperação e colaboração com todas as entidades, individuais ou coletivas, que connosco estejam dispostas a partilhar experiências e esforços, particularmente no apoio à comunidade. (pessoas, empresas, escolas, instituições publicas e privadas e outras associações). Evidentemente que os protocolos de colaboração e relacionamento institucional com a Câmara Municipal de Viseu e os Bombeiros Sapadores de Viseu nos irão merecer especial atenção e particular empenhamento.

É uma candidatura constituída por um conjunto de pessoas idóneas e responsáveis, que partilham os mesmos princípios e valores cívicos e de cidadania, assumindo, com enorme convicção, a sua profunda admiração, gratidão e respeito pelos Bombeiros de Portugal.

Aceitamos participar neste projeto de alma e coração, com elevada motivação, profunda dedicação, sentido de responsabilidade e um verdadeiro espírito de missão.

Como cidadãos e como viseenses será uma honra e um orgulho contribuir para esta nobre causa e fazer parte da história da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viseu.

 

Nota Curricular de Lúcio Campos

 

Lúcio Campos, Coronel do Exército, concluiu o Curso de Infantaria na Academia Militar em 1990.

Possui diversos cursos militares destacando-se o Curso de Auditor da Defesa Nacional e também alguns cursos no âmbito da Proteção Civil bem como alguma formação no Programa de Treino do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Desempenhou várias funções de Comando e Estado-Maior nas diversas unidades militares onde prestou serviço.

Participou, como representante de Portugal, em diversas reuniões dentro e fora do território nacional, no âmbito das Nações Unidas, da NATO, da União Europeia e da Agência Europeia de Defesa.

Como missões de relevo fora do território nacional ou no estrangeiro, destacam-se as de Observador Militar no Sahara Ocidental ao serviço das Nações Unidas, na Bósnia Herzegovina e no Kosovo ao serviço da NATO.

De Agosto de 2013 a Janeiro de 2017 esteve ao serviço da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) desempenhando as funções de Comandante do Comando Operacional Distrital (CODIS) de Viseu.

Possui vários louvores e condecorações, desempenhando atualmente funções na Inspeção Geral da Defesa Nacional.

É Vice-Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viseu desde 2020.

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora