Governo decidiu nomear novos responsáveis para a GNR e a PSP

O ainda Comandante-Geral da GNR, Tenente-general Santos Correia, sai por limite de idade. O atual Diretor Nacional da PSP, Superintendente-chefe Magina da Silva, pediu a cessação de funções.

Tópico(s) Artigo

  • 20:36 | Domingo, 27 de Agosto de 2023
  • Ler em 2 minutos

O novo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana vai ser o Tenente-general Rui Veloso e o novo Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública será o Superintendente-chefe Barros Correia.

A posse do Tenente-general Rui Veloso e do Superintendente-chefe Barros Correia realiza-se no próximo dia 4 de setembro.

O ainda Comandante-Geral da GNR, Tenente-general Santos Correia, sai por limite de idade. O atual Diretor Nacional da PSP, Superintendente-chefe Magina da Silva, pediu a cessação de funções.


 

O Primeiro-Ministro, António Costa, a Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e o Ministro da Administração interna, José Luís Carneiro, decidiram nomear o Tenente-general Rui Veloso para o cargo de Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana (GNR).

O Primeiro-Ministro, António Costa, e o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, decidiram nomear também o Superintendente-chefe José Barros Correia para o cargo de Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Estas decisões de nomeação, efetuadas na sequência da audição do Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna, embaixador Paulo Vizeu Pinheiro, surgem pelo facto de o atual responsável da GNR, Tenente-general Santos Correia, atingir o limite de idade de passagem à reserva a 31 de agosto e, também, pela circunstância de o responsável da PSP, Superintendente-chefe Magina da Silva, ter solicitado a cessação de funções, o que foi aceite pelo Governo.

O Governo agradece, ao Tenente-general Santos Correia e ao Superintendente-chefe Magina da Silva, a elevação institucional, o profissionalismo e a entrega abnegada à missão de serviço público que desenvolveram.

A posse do Tenente-general Rui Veloso e do Superintendente-chefe Barros Correia realiza-se no próximo dia 4 de setembro de 2023.

O Tenente-general Rui Veloso, 53 anos, foi promovido ao atual posto no dia 16 de agosto de 2023 e será o primeiro Comandante-Geral da GNR oriundo da própria da Guarda, até agora comandada por oficiais generais do Exército.

Atual 2.º Comandante-Geral da Guarda, Rui Veloso comandou também, entre outras unidades, o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (atual Unidade de Emergência de Proteção e Socorro), tendo ainda desempenhado 4 missões no estrangeiro.

O Superintendente-chefe Barros Correia, 58 anos, ocupa desde 2018 o cargo de Secretário-Geral dos Serviços Sociais da PSP. Exerceu ainda, entre outras, as funções de presidente do Grupo de Cooperação Policial da União Europeia durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, Comandante Regional dos Açores e Oficial de Ligação do Ministério da Administração Interna na Embaixada de Portugal na República Democrática de São Tomé e Príncipe.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora