GNR comemora o dia do Guarda-Florestal

Os Guardas-Florestais foram integrados na Guarda Nacional Republicana no ano de 2006

Tópico(s) Artigo

  • 21:56 | Segunda-feira, 25 de Maio de 2020
  • Ler em 2 minutos

A Guarda Nacional Republicana comemorou esta segunda-feira, dia 25 de maio, o dia do Guarda-Florestal, adaptando este evento devido às restrições resultantes da pandemia COVID-19, garantindo a devida solenidade e dignidade de que são plenamente merecedores todos os elementos desta carreira profissional, reforçando a sua imagem institucional.

Os Guardas-Florestais foram integrados na Guarda Nacional Republicana no ano de 2006, sendo considerados Órgãos de Polícia Criminal (OPC), cujas funções e qualificações são uma mais-valia que tem acrescido a qualidade específica nas temáticas que visam a proteção do património florestal, da riqueza cinegética e piscícola. Constituem-se um recurso essencial para o cumprimento das missões que, por sua vez, foram transferidas para a GNR, nomeadamente, carreando o conhecimento consolidado e as técnicas sempre atualizadas de que são detentores, especialmente na investigação das causas de incêndios florestais, habilitação, essa, que acarreta um enorme impacto social e responsabilidade institucional.

Saliente-se que a ligação mais antiga que se conhece, como génese da missão da Guarda-Florestal, remonta a 1385, com a nomeação por D. João I do 1.º Monteiro-Mor do Reino (também chamado de couteiro-mor), uma vez que este era um Oficial da casa real encarregado de governar e dirigir as coutadas, as caçadas reais e as pessoas que nelas participavam.


Provenientes do Curso de Formação a Guarda Florestal, o Comando Territorial de Viseu integrou mais 12 elementos, sendo que destes, quatro foram colocados no Destacamento Territorial de Moimenta da Beira, criando, pela primeira vez, uma Equipa de Proteção Florestal (EPF) para a área sob responsabilidade do referido Destacamento. No distrito, atualmente, constam no quadro de efetivos 38 Guardas Florestais.

A comemoração desta efeméride irá incluir uma exposição temporária alusiva ao Dia do Guarda-Florestal, patente no Museu da GNR, no Largo do Carmo – Lisboa, e que poderá ser visitada, de 25 de maio a 30 de junho, de segunda a sábado, das 10:00 às 18:00 horas, com a última entrada às 17:30 horas, assim como a divulgação de um vídeo de homenagem à carreira de Guarda-Florestal, hoje, pelas 09H00, através da página oficial de Facebook da GNR.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora