Gala do Desporto volta a distinguir os estudantes atletas da Universidade de Coimbra

O evento contemplou a entrega dos diplomas do Quadro de Mérito Desportivo da Universidade de Coimbra, referente à época desportiva 2021/2022, a todos os estudantes atletas que venceram Campeonatos Nacionais Universitários ou foram medalhados em provas europeias ou mundiais...

Tópico(s) Artigo

  • 20:41 | Quinta-feira, 06 de Outubro de 2022
  • Ler em 2 minutos

Todos os estudantes atletas que se destacaram no último ano em representação da Associação Académica de Coimbra/Universidade de Coimbra (AAC/UC), em provas nacionais, europeias e mundiais, foram homenageados na 4ª edição da Gala do Desporto da UC, realizada ontem (segunda-feira, 3) à noite, no Estádio Universitário.

O evento contemplou a entrega dos diplomas do Quadro de Mérito Desportivo da Universidade de Coimbra, referente à época desportiva 2021/2022, a todos os estudantes atletas que venceram Campeonatos Nacionais Universitários ou foram medalhados em provas europeias ou mundiais nesse período (de acordo com o regulamento do Estatuto do Estudante Atleta da UC, todos/as aqueles/as que integram esse Quadro de Mérito recebem também uma bolsa monetária da instituição). Nesse período, estudantes e equipas da AAC/UC conquistaram 26 títulos nacionais e 10 pódios internacionais.

Na 4.ª Gala do Desporto da UC foram também entregues o prémio FairPlay dos Jogos Universidade de Coimbra 2021/22 (atribuído a um jogador, dirigente ou espectador, tendo em conta os valores promovidos pelo Cartão Branco), para Rúben Branca, jogador da equipa de Futsal da empresa Bluepharma da Liga 2 I’s; e o Troféu da Liga Académica (melhor núcleo participante), para o Núcleo de Estudantes de Ciências do Desporto e Educação Física da Associação Académica de Coimbra. Já a principal distinção da noite, o Galardão Gala do Desporto (que visa distinguir uma instituição e/ou personalidade que se tenha destacado pelo seu papel ativo e contributo em prol do desenvolvimento do desporto na UC), foi atribuído à Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para a promoção do campus ativo e saudável.


“É um orgulho ter atletas de elevado rendimento que estão simultaneamente a fazer a sua carreira académica na UC. Servem de exemplo para outros”, declarou na sessão o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, sublinhando que a instituição vai continuar a promover e incentivar as carreiras duais.

Durante o evento, a Universidade de Coimbra celebrou também a assinatura, com várias federações desportivas nacionais, de Memorandos de Entendimento, no âmbito do Programa de Apoio ao Alto Rendimento da UC. “Um salto qualitativo no que queremos que seja o desporto universitário, apoiando a integração dos nossos estudantes ao alto rendimento”, sublinhou o Vice-Reitor da UC para Qualidade, Desporto e Serviços de Ação Social, António Figueiredo.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora