Freguesias do distrito de Viseu continuam com falta de acesso às redes digitais

O tempo passa e no distrito de Viseu continuamos a ter muitas freguesias sem cobertura de rede para telemóveis e sem acesso à internet, muitas escolas sem rede de banda larga e muitas empresas sem capacidade de pagar 25 mil euros por uma ligação à internet.

Tópico(s) Artigo

  • 11:51 | Sexta-feira, 11 de Novembro de 2022
  • Ler em < 1

O deputado do PSD pelo Círculo Eleitoral de Viseu, Guilherme Almeida, manifestou-se preocupado, na Assembleia da República, sobre o panorama atual que se mantém de falta de acesso às novas tecnologias, redes e plataformas digitais nas freguesias do distrito de Viseu. Segundo o deputado do PSD, “este acesso é essencial para fixar as pessoas nos territórios e para atrair novos investimentos”.

“O tempo passa e no distrito de Viseu continuamos a ter muitas freguesias sem cobertura de rede para telemóveis e sem acesso à internet, muitas escolas sem rede de banda larga e muitas empresas sem capacidade de pagar 25 mil euros por uma ligação à internet”, referiu o parlamentar.

Para o deputado laranja, “disponibilizar uma boa rede digital, com uma boa cobertura de rede móvel, de fibra ótica e de banda larga, para toda a população, é fundamental”, tanto para melhorar o acesso aos serviços e para estimular o teletrabalho, como para potenciar a inovação empresarial e a internacionalização dos territórios.


Guilherme Almeida defende que a existência de uma boa infraestrutura digital é, hoje, condição para melhorar a governação, a democracia participativa, a eficiência dos serviços e o funcionamento das cidades, nas suas múltiplas áreas de atuação como a mobilidade, o ambiente e a energia.

Desta forma, durante a sua intervenção, o deputado questionou o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa sobre como é que o Governo pretende resolver os graves problemas da cobertura do sinal de rede no distrito de Viseu e quando é que será possível alcançar uma cobertura integral de rede de fibra ótica no interior do país.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora