FESTIVAL TRIP – Travessia do Rio Pavia

Com este projeto pretende-se dinamizar o Parque Linear do Rio Pavia, aproveitando-se a envolvente paisagística das margens do rio como cenário natural para trazer as pessoas para a zona ribeirinha de Viseu, onde será construído um anfiteatro ao ar livre com paletes usadas para acolher pequenos espetáculos ao ar livre.

Tópico(s) Artigo

  • 9:41 | Terça-feira, 04 de Outubro de 2022
  • Ler em 3 minutos

Dia 16 de Outubro
Parque Linear do Rio Pavia, Viseu
(zona ribeirinha, junto aos moinhos da Balsa -CMIA)

Com este projeto pretende-se dinamizar o Parque Linear do Rio Pavia, aproveitando-se a envolvente paisagística das margens do rio como cenário natural para trazer as pessoas para a zona ribeirinha de Viseu, onde será construído um anfiteatro ao ar livre com paletes usadas para acolher pequenos espetáculos ao ar livre.

Como evento de inauguração do anfiteatro, propõe-se uma tarde de atividades para todas as faixas etárias, procurando atrair as pessoas para este lado da cidade e abrir caminho para que mais actividades culturais aqui possam acontecer, revitalizando um percurso pedestre de uma zona renovada mas desertificada.

PROGRAMA


15h – ‘Muita Tralha Pouca Tralha’, Catarina Requeijo | Teatro (M/6)
Esta divertida peça centra-se na árdua tarefa de escolher, e acompanha o casal Odete e Alfredo na decisão de ir ver a sua sobrinha Manela participar numa corrida de automóveis. Antes da viagem é preciso preparar a bagagem. E escolher não é fácil, sobretudo em viagem. Afinal de contas, há sempre alguma coisa que nos pode fazer falta.

15h30 – Oficina de Malabarismo, Daniel Matos | Workshop Artes Circenses – Malabarismo
Também conhecido como palhaço pintas, é um apaixonado pelas artes circenses e clown, com uma experiência com mais de 17 anos em teatro e espetáculos de fogo e de novo circo. Dentro das artes circenses destaca-se pela manipulação de vários objetos como a bola de contacto e buugengs. Um palhaço onde vive uma eterna criança, sempre pronto a rasgar sorrisos e boa disposição.

16h – ‘A Música Invisível’, Tiago Pereira | Documentário (Moinhos da Balsa, CMIA)
A Música Invisível, documenta as tensões que marcam a produção e a recepção da música criada por um segmento fortemente estigmatizado da sociedade portuguesa.
“A música invisível” é um filme de montagem a partir dos mais de 250 vídeos que Tiago Pereira gravou em todo o país, entre 2019 e 2021, com a comunidade cigana portuguesa, e que deu origem ao projeto A Música Cigana A Gostar Dela Própria.
A partir dessas gravações, feitas sobretudo de atuações de música, dança e curtas entrevistas, Tiago Pereira traça um breve retrato sobre a relevância da música no quotidiano cigano e que, segundo o realizador, é “muito forte” e praticamente invisível no panorama cultural português.

17h – TRANSMISSÃO – FRANKÃO, O GRINGO SOU EU
Concerto com jovens do Bairro da Balsa e do Bairro da Paradinha
Frankão, aka O Gringo Sou Eu, apresenta-se em concerto com um grupo de jovens do Bairro Social da Paradinha e do Bairro da Balsa, após a realização de um ciclo de oficinas de produção musical. Este projeto teve o apoio da equipa de técnicos sociais da CARITAS e do Projeto ESCOLHAS, que acolheram e dinamizaram durante o mês de setembro e outubro estas oficinas de música e produção musical.

18h – ‘Contentíssimo’, Quinta Oficina | Teatro
Uma comédia crítica e profundamente pedagógica que faz refletir sobre o luxo de lixo em que vivemos. Esta é a história (in)feliz de um palhaço que vive contente. Uma comédia sem palavras que vai dar que falar. Um apelo cómico a uma mudança que se quer urgente. Um palhaço tramado, desidratado e emplastificado… um homem comum, que vive feliz, contentíssimo no seu contentor, no seu palacete exuberante, mas rodeado de lixo, que aos poucos o sufocará… É uma metáfora aos dias de hoje, de como os nossos luxos fazem lixos! Uma comédia sem texto, de linguagem e temática universal, um espectáculo simples, mas provocador, criado a pensar em todos, de todas as idades e mentalidades… Vamos rir-nos de coisas sérias, vamos rir-nos de nós próprios, porque todos nós vivemos numa distração diária, espremendo um planeta que também sabemos não ser inesgotável.

19h ANONIMA NUVOLARI | Concerto
Situados entre o último dos românticos e o primeiro dos punks, os Anonima Nuvolari vão bem com tudo menos com a tristeza sem poesia e o amor sem gosto. Cinco boêmios vestidos a rigor pedalam na volta à Itália em 50 anos. De Renato Carosone a Vinicio Capossela. De Fred Buscaglione a Paolo Conte. Correm a música, o espírito e a festa de um país; uma festa ambulante trazida pelo pó da estrada e levada ao brilho dos grandes salões. Barro e cristal.

(ENTRADA LIVRE)

Localização:https://goo.gl/maps/XCuwcbiHUj6MYb9E6

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora