Festa da Vista Alegre 2023

Da vasta programação recreativa e cultural destaque para o espetáculo com o grupo Ala dos Namorados, que promete um grandioso concerto na noite de sábado, 1 de julho, às 22h00, com entrada livre.

Tópico(s) Artigo

  • 9:47 | Quarta-feira, 28 de Junho de 2023
  • Ler em 4 minutos

A um ano de assinalar dois séculos de vida, a Vista Alegre vai viver, entre 30 de junho e 3 de julho, as tradicionais festividades em Honra de Nossa Senhora da Penha de França que é venerada na sua capela no Lugar da Vista Alegre, em Ílhavo, como padroeira da fábrica de porcelana.

De 30 de junho a 3 de julho, o concelho de Ílhavo vai estar engalanado com a Festa da Vista Alegre, um dos momentos altos anuais de celebrações no município, que junta milhares de pessoas no terreiro da fábrica, o espaço industrial mais icónico do país e da europa.

Como manda a tradição, durante os 4 dias de festa serão vendidas peças da Vista Alegre com preços especiais. De sublinhar, ainda que as lojas da Vista Alegre, da Bordallo Pinheiro, e Outlet, de Ílhavo (localizadas junto da fábrica) estarão durante a festa com descontos de 30, 20 e 10% respetivamente (exceto edições limitadas, numeradas, edições especiais, e produtos que já se encontram em promoção).


Da vasta programação recreativa e cultural destaque para o espetáculo com o grupo Ala dos Namorados, que promete um grandioso concerto na noite de sábado, 1 de julho, às 22h00, com entrada livre.

Após 30 anos de fundação, a banda histórica da música portuguesa está de regresso com João Gil e Nuno Guerreiro, ao leme, prometendo um espetáculo onde se vão ouvir os grandes temas da Ala dos Namorados, que aproveitará a ocasião para a apresentação de um novo álbum, recheado de poemas de escritores e letristas eminentes da língua portuguesa.

 

Programação:

30 DE JUNHO

O programa 2023 da Festa da Vista Alegre tem início com a vertente religiosa, estando agendada a oração do terço para as 18h00 na Capela de Nossa Senhora da Penha de França, padroeira da Vista Alegre, seguida da arruada pelas ruas do Bairro Operário e no Largo da Fábrica. É ao som dos tambores que se declaram abertas as festividades de cariz mais popular.

O cartaz reserva, ainda, o primeiro dia para a apresentação da peça de teatro Defuntos & Companhia, comédia que será levada ao palco do Teatro Vista Alegre, pelo Grupo de Teatro da Ribalta. O espetáculo cénico destina-se a maiores de 6 anos de idade, tendo os bilhetes um custo de 5 euros por pessoa, estando disponíveis na Casa da Cultura de Ílhavo e em bol.pt .

 

1 DE JULHO

O programa de sábado terá início às 10h00 com o tradicional hastear da Bandeira da Fábrica da Vista Alegre. Depois, entre as 10h30 e as 18h30, o programa coloca à disposição de miúdos e graúdos atividades para toda a família, como seja o caso de “Os Jogos do Hélder”, jogos em madeira que, recorrendo apenas à energia humana, desafiam crianças e adultos para momentos de integração e pura animação. Está igualmente programada a presença da Brigada Splash, com o espetáculo itinerante “Wetumtum”. Trata-se de uma performance que se inspira em temas pertinentes da humanidade, entre os quais, o desperdício de recursos como a água e o esbanjamento. Com a ajuda do público, a Brigada manterá uma interação permanente.

Às 16 horas o protagonismo é dado aos mais novos uma vez que serão apresentadas duas peças de teatro infantil para maiores de três anos. A Escola de Teatro Ribalta sobe ao palco do Teatro Vista Alegre com Viva a República, e com a peça A Batalha de Aljubarrota ou a verdadeira história do Pastel de Nata?. Uma hilariante viagem aos finais do século XIV, em que Portugal recebeu a ameaça de Castela, estando ameaçada a independência do reino. Os bilhetes são gratuitos e ficarão disponíveis nas bilheteiras do Teatro Vista Alegre a partir das 14h30.

Uma das componentes do cartaz anual das festas é o desporto, em especial o futebol. Este ano será disputado o jogo de veteranos entre as equipas do Sporting Club da Vista Alegre e o Clube Desportivo de Tondela. O desafio decorrerá às 17h00 no Campo de Futebol da Vista Alegre.

O dia de sábado termina às 22h00 com o concerto da Ala dos Namorados, com entrada livre.

 

2 DE JULHO

A manhã de domingo é dedicada a atividades que a organização das festas pretende sejam vividas em família. Entre as 10h00 e as 13h00 decorrerão no Largo da Fábrica e de forma gratuita, oficinas de desenho, balões, pinturas faciais e tatuagens.

A componente religiosa volta a marcar o programa com a celebração da Missa em honra da padroeira Nossa Senhora da Penha de França. A celebração decorrerá às 17h00 na Capela da Vista Alegre e será acompanhada pelo Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo.

Após a eucaristia, as ruas da Fábrica e do Bairro Operário vão receber a Procissão acompanhada pela Banda Filarmónica Gafanhense.

A noite de domingo terminará com a atuação de Tiago Silva. O concerto deste cantor que se revelou no programa The Voice Portugal decorrerá a partir das 22 horas, no largo das festas, com entrada livre. Unidos pela Música Portuguesa é o mote para o espetáculo do músico, o qual reúne sucessos nacionais, juntando Fado, Jazz, Pop, Vira e Música Ligeira portuguesa.

 

3 DE JULHO

As festividades irão encerrar na segunda-feira, às 18 horas com o Dj BLITZ que animará o final de tarde no Lugar da Vista Alegre.

Para além dos pontos do programa já apresentados, a Festa Vista Alegre terá, ao longo dos 4 dias de celebração várias atividades que decorrem em contínuo. Haverá em permanência gastronomia regional, rifas, visitas com entrada livre à Capela de Nossa Senhora da Penha de França (entre as 9 e as 23 horas) e ao Museu Vista Alegre (entre as 10 e as 20 horas) com 50% de desconto na aquisição do ingresso. Esta visita inclui entrada na oficina de pintura manual, sendo assim possível observar, ao vivo e em detalhe, os pintores da fábrica.

As “Oficinas feito por si”, entre as 10 e as 13 horas e entre as 14 e as 19 horas, esperam os participantes no Serviço Educativo do Museu. Tratam-se de oficinas de pintura e modelação porcelana para todas as idades. A inscrição é feita no local e sujeita ao pagamento de 7,5 euros por pessoa, limitada, contudo, às vagas existentes.

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora