FCH-Católica reformula curso de Comunicação Social para responder aos desafios do mundo atual

Com o objetivo de se aproximar cada vez mais das atuais tendências do mercado global de comunicação, mas também das exigências do mercado de trabalho, a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa fez uma recente atualização do plano curricular da Licenciatura em Comunicação Social e Cultural.

  • 16:55 | Quinta-feira, 04 de Março de 2021
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Novas variantes de especialização: Media e Jornalismo; Comunicação, Marketing e Relações Públicas; Comunicação Cultural e Turística; Comunicação Audiovisual e Multimédia.
Variante de Media e Jornalismo conta com novas disciplinas de Jornalismo Político, Jornalismo Desportivo, Jornalismo Económico, Jornalismo Cultural, Ficção e Entretenimento ou Realização e Produção Televisiva.
Variante de Comunicação, Marketing e Relações Públicas conta com novas disciplinas de Marketing Digital, Comunicação Publicitária e Assessoria de Comunicação.
Variante de Comunicação Cultural e Turística com novas disciplinas integradas no currículo: Comunicação e Turismo, Museologia e Património, Gestão Cultural, Fotografia Digital e Vídeo Digital.

Com o objetivo de se aproximar cada vez mais das atuais tendências do mercado global de comunicação, mas também das exigências do mercado de trabalho, a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa fez uma recente atualização do plano curricular da Licenciatura em Comunicação Social e Cultural. A reformulação do curso levou à criação de novas variantes de especialização, mas também de novas disciplinas, que procuram desenvolver as competências que são, hoje em dia, essenciais para os licenciados que entram no mercado de trabalho.

“O mundo está em constante desenvolvimento e mudança e a Comunicação é, sem dúvida, uma das áreas em que mais se sente essa evolução. Exemplo disso foi o último ano, em que a pandemia mostrou a centralidade de uma comunicação pública eficaz. Neste contexto, o objetivo da reformulação da licenciatura em Comunicação Social e Cultural é garantir que os nossos alunos ficam cada vez mais bem preparados para atuar num grande universo de setores nos quais a comunicação é essencial. O facto deste ser o curso da área das Ciências da Comunicação com a maior taxa de empregabilidade em Portugal obriga-nos a um processo de inovação constante, de modo a irmos ao encontro das expectativas dos alunos e do tecido empresarial”, explica Nelson Costa Ribeiro, Diretor da Faculdade de Ciências Humanas-Católica.


Media e Jornalismo; Comunicação, Marketing e Relações Públicas, Comunicação Cultural e Turística e Comunicação Audiovisual e Multimédia são as quatro variantes de especialização que darão aos alunos as ferramentas necessárias para o seu sucesso no atual mercado de trabalho.

Mas foram também criadas novas disciplinas, nas quais se incluem Comunicação Interpessoal, Literacia Mediática e Cidadania, Discurso dos Media e ainda um reforço das competências de análise estatística com a integração da disciplina de Estatística e Análise de Dados.

Quanto às novas variantes de especialização, oferecem agora mais opções no que diz respeito às disciplinas optativas. A variante de Media e Jornalismo oferece novas disciplinas como é o caso de Jornalismo Político, Jornalismo Económico, Jornalismo Desportivo, Jornalismo Cultural, Ficção e Entretenimento ou Realização e Produção Televisiva. A variante de especialização em Comunicação, Marketing e Relações Públicas tem agora novas disciplinas: Comunicação Publicitária, Marketing Digital e Assessoria de Comunicação. E, no mesmo sentido, também a variante de Comunicação Cultural e Turística passa a ter novas disciplinas integradas no currículo: Comunicação e Turismo, Museologia e Património, Gestão Cultural, Fotografia Digital e Vídeo Digital.

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