Eurest alerta para a importância da redução do Desperdício Alimentar

A empresa está também a reforçar a comunicação sobre desperdício alimentar nas suas unidades com a campanha “Consumo Consciente, Respeita o ambiente”, que incentiva os utilizadores a não deixarem desperdício alimentar no prato, ajustando a quantidade ao seu consumo

Tópico(s) Artigo

  • 12:46 | Sexta-feira, 22 de Abril de 2022
  • Ler em 3 minutos

A Eurest Portugal, empresa líder em serviços de alimentação do Grupo Compass, dedica o mês de abril ao combate ao desperdício alimentar, no âmbito do Stop Food Waste Day, que se comemora no dia 27 de abril. O objetivo da empresa é aumentar a consciencialização dos seus colaboradores, clientes, parceiros e consumidores para a problemática do desperdício alimentar, sensibilizando-os para a importância da sua redução.

“A adoção de medidas de mitigação do desperdício alimentar a nível global, assim como o ajuste dos nossos hábitos de consumo, são exemplos de soluções fáceis de implementar de modo a combater a produção desmedida de resíduos alimentares”, defende Henrique Leite, Diretor Geral da Eurest Portugal.

 

Durante este mês, para aumentar a consciencialização da comunidade Eurest – que engloba colaboradores, clientes, parceiros e consumidores -, a empresa está a desenvolver várias atividades de sensibilização para a redução do desperdício alimentar através de partilhas, dicas e truques durante 30 dias, quer a nível interno, quer a nível externo. A empresa está também a reforçar a comunicação sobre desperdício alimentar nas suas unidades com a campanha “Consumo Consciente, Respeita o ambiente”, que incentiva os utilizadores a não deixarem desperdício alimentar no prato, ajustando a quantidade ao seu consumo. No final de cada refeição, se o utilizador não tiver desperdício alimentar, coloca uma senha de zero desperdício na respetiva caixa, que automaticamente converte em kg de alimentos não perecíveis para doar a uma instituição de solidariedade social a selecionar pelo cliente da Eurest.


Paralelamente no dia 22 de abril, Dia Mundial da Terra, a Eurest lança o desafio a todos os seus clientes para aderirem ao projeto CARE Zero Embalagens, para a eliminação de embalagens desnecessárias ao serviço e que não conferem qualquer mais valia de segurança alimentar.

 

A empresa lançou, ainda, um concurso de cozinha – o EurestChef – desafiando os seus colaboradores a criar receitas que tenham em conta a redução do desperdício alimentar. O culminar de todas as ações desenvolvidas ao longo do mês no âmbito do Stop Food Waste, será a final do concurso EurestChef, no dia 26 de abril, em que as oito melhores receitas de redução do desperdício alimentar vão ser confecionadas e apresentadas in live a um ilustre painel de júris – a Chef Justa Nobre, o gastrónomo Virgílio Gomes, Susana Fonseca, representante da Associação Zero e Henrique Leite, Diretor Geral da Eurest Portugal. A final do concurso será transmitida in live via streaming para a comunidade Eurest.

No final, o vencedor do concurso EurestChef será anunciado e todas as receitas apresentadas vão fazer parte do próximo ebook “Stop Food Waste”, desenvolvido pela Eurest, com lançamento previsto para o mês de maio.

 

 

Durante a transmissão do concurso EurestChef, Henrique Leite e Susana Fonseca, da Associação Zero, vão ter uma sessão de “Conversas com Sabor”, que terá como tema o desperdício alimentar. “A redução do desperdício alimentar é um dos nossos pilares da sustentabilidade. Por isso, a Eurest foca-se onde pode ter maior impacto no sistema alimentar global de forma sustentável. Marcamos a diferença ao sermos em 2021, a 1ª empresa na Ibéria a ser certificada no Sistema de Gestão de Minimização de Desperdício Alimentar e pretendemos continuar a marcar a diferença no mercado onde atuamos. Nos últimos quinze anos, o projeto “Consumo Consciente, Respeita o Ambiente” foi um marco que ditou a evolução de todo o nosso trabalho com impacto direto na redução do desperdício alimentar, do qual nos orgulhamos muito, tendo sido reconhecido nacional e internacionalmente. Por isso, 2022 será um ano em que vamos dar continuidade à implementação do Sistema de Gestão para Minimizar o Desperdício Alimentar, aumentando o leque de unidades de restauração Eurest que dele fazem parte. Combater o desperdício alimentar, é uma responsabilidade de toda a sociedade!”, afirma Henrique Leite, porta-voz da Eurest.

Para terminar, o dia 27 de abril, Stop Food Waste Day, será comemorado com várias dinâmicas a nível mundial por todo o Grupo Compass(#stopfoodwasteday; www.stopfoodwasteday.com).

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora