Estudo prévio da Radioterapia do Hospital de Viseu concluído ainda este mês

Segundo o deputado do Partido Socialista (PS), João Azevedo o estudo prévio do Projeto da Radioterapia no CHTV estará concluído no final do mês de Fevereiro e o Projecto de Ampliação da Urgência do CHTV, em fase concursal, terá uma duração de 400 dias após entrega.

Tópico(s) Artigo

  • 19:02 | Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2020
  • Ler em 2 minutos

Segundo o deputado do Partido Socialista (PS), João Azevedo e em comunicado que pode aqui ler na íntegra, o estudo prévio do Projeto da Radioterapia no CHTV estará concluído no final do mês de Fevereiro e o Projecto de Ampliação da Urgência do CHTV, em fase concursal, terá uma duração de 400 dias após entrega.

O Governo do PS empenhado em dar ao distrito de Viseu a necessária valência de Radioterapia no HSTV, determinou por Despacho nº 1990-A/2017, 8 de Março que a ACSS, a ARSC, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu e o IPO de Coimbra estabelecessem protocolo de cooperação visando a articulação para avaliar e definir a viabilidade técnica e económica do projecto de criação de uma unidade de Radioterapia a instalar no Hospital de S. Teotónio do CHTV, compreendida a instalação de um Acelerador Linear e a construção de dois bunkers.

Deveria este estudo identificar os níveis e formas de articulação entre o CHTV e o IPO, nomeadamente, assegurando esta última entidade a formação e o nível de diferenciação dos recursos humanos, com vista ao adequado funcionamento da referida unidade de Radioterapia.


No “Relatório de análise de viabilidade da criação de uma unidade de Radioterapia no Hospital São Teotónio, do Centro Hospitalar Tondela-Viseu”, enviado pelo Grupo de Trabalho ao SES, em 19.04.2017, foram propostos dois cenários de concretização do projeto:

Cenário A) Construção de edifício para Radioncologia, em afiliação com o IPOC; e

Cenário B) Construção de edifício para Radioncologia, Quimioterapia com internamento e medicina nuclear.

Em 17 de agosto de 2017, o SES autorizou o cenário A e o desencadear do processo, tendo ficado definido que o IPO Centro faria a aquisição de um Acelerador Linear e o CHTV teria que construir as necessárias instalações em bunker.

Apesar do sentido da decisão da tutela, o CHTV entendeu estender o projeto e propôs-se criar uma Unidade de Oncologia com mais valências e com a construção de um edifício com Hospital Hemato-Oncológico, num investimento com um valor estimado de 10 514 886,00€, tendo a ARSC e o MS entendido manter a configuração inicial do projecto.

Assim, e para a necessária resposta urgente, o CHTV encontra-se neste momento a ultimar o estudo prévio do Projeto da Radioterapia que se prevê concluído no final do mês de Fevereiro.

No que respeita ao Projeto de Ampliação da Urgência do CHTV e de acordo com o cronograma datado de 12 de Novembro de 2019, a obra encontra-se na fase de concurso que, e após entrega, terá uma duração de 400 dias (final de 2021).

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora