ESTESC-IPC integra projeto internacional de educação para as alterações climáticas

Durante os próximos três anos, a Escola vai trabalhar na criação de módulos de formação internacionais, colaborativos e multidisciplinares – focados no ambiente, sustentabilidade e saúde – que serão disponibilizados online para universidades europeias.  Para cada módulo será ainda desenvolvido um projeto de intervenção concreta sobre as áreas abordadas.

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  • 13:30 | Sábado, 11 de Novembro de 2023
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A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) é uma das quatro instituições de ensino superior europeias que integram o projeto Learn4Green, apresentado ontem em Bruxelas.

Durante os próximos três anos, a Escola vai trabalhar na criação de módulos de formação internacionais, colaborativos e multidisciplinares – focados no ambiente, sustentabilidade e saúde – que serão disponibilizados online para universidades europeias.  Para cada módulo será ainda desenvolvido um projeto de intervenção concreta sobre as áreas abordadas.

Financiado em 250 mil euros pelo programa Erasmus+ KA2 – Parcerias de Cooperação, o Learn4Green junta a Haute Ecole Bruxelles-Brabant (Bélgica), a Universidade de Ciências Aplicadas Velika Gorica (Croácia), o Tartu Health Care College (Estónia) e a ESTeSC-IPC. 


“Esta colaboração responde à necessidade urgente de garantir que as gerações futuras são devidamente educadas e informadas sobre os efeitos das alterações climáticas e sobre como podemos mitigá-las e adaptar-nos a elas”, descreve a docente coordenadora do projeto na ESTeSC-IPC, Susana Paixão. “Ao preparar alunos e professores com os conhecimentos e competências necessários para enfrentar a crise climática, estaremos a garantir futuros líderes com capacidade para trabalhar na construção de um futuro mais sustentável e próspero”, acrescenta.

O programa combina sessões de ensino online – a primeira, dedicada à Energia, arranca já a 27 de novembro – com atividades presenciais, a realizar nas quatro instituições de ensino parceiras. Participam nas ações dez estudantes de cada escola (no caso da ESTeSC-IPC, alunos de licenciatura em Saúde Ambiental) e três docentes de cada país. Todas as atividades realizadas serão avaliadas, com vista à possibilidade de, futuramente, estes módulos de ensino poderem ser integrados nos currículos das universidades europeias que assim o pretendam.

No final cada módulo, os participantes são desafiados a passar da teoria à prática e a desenvolver projetos, em equipa, de aplicação concreta, trabalhando temas como redução do uso de energia em escolas, hospitais e fábricas; promoção da economia circular; mobilidade; gestão de resíduos; e produção de alimentos sustentáveis.

A apresentação Learn4Green aconteceu ontem em Bruxelas, num evento onde participaram, em representação da ESTeSC-IPC, a vice-presidente da Escola, Nádia Osório, a coordenadora interna do projeto, Susana Paixão, e o responsável pelo Gabinete de Relações Internacionais, Rui Branco Lopes.

A sessão incluiu uma conferência com o tema “Anthropocene: (un)sustainable development? Humanity facing the challenges of inequalities and the environment“, proferida pelo professor da Solvay Brussels School, Roland Moreau.

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