Estarreja – Apreensão de 3,800 quilos de meixão

O valor do meixão, no mercado final (países europeus e asiáticos), varia consoante os meses e pode alcançar um valor de seis mil euros por quilo.

Tópico(s) Artigo

  • 10:56 | Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2023
  • Ler em < 1

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro e em colaboração com o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Ovar, apreendeu no dia 18 de janeiro, 3,800 quilos de enguia europeia juvenil, vulgarmente denominada por meixão, e deteve um homem de 30 anos por captura ilegal, na localidade de Estarreja.

Numa ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de combater a captura e o transporte ilegal de meixão, os militares da Guarda intercetaram e abordaram duas viaturas e constataram que no seu interior era transportado o meixão e os respetivos utensílios de captura. Da ação resultou a apreensão do meixão e da viatura que efetuava o seu transporte, bem como do material de pesca utilizado para a captura da espécie.

O detido de 30 anos foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Estarreja.


O meixão apreendido, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.

A enguia europeia, Anguilla anguilla, que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie.

O valor do meixão, no mercado final (países europeus e asiáticos), varia consoante os meses e pode alcançar um valor de seis mil euros por quilo.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora