Especialistas defendem a criação de Núcleo de Planeamento para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo em Viseu

Ficou claro que o perfil das pessoas em situação de sem-abrigo está a mudar, registando-se cada vez mais casos de pessoas que, apesar de terem emprego, não conseguem aceder a uma habitação.

Tópico(s) Artigo

  • 16:56 | Sexta-feira, 05 de Dezembro de 2025
  • Ler em 3 minutos

A criação de um Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) no concelho de Viseu emergiu como a principal conclusão do seminário “Caminhos para a Inclusão: Intervenção com Pessoas em Situação de Sem-Abrigo”. O evento reuniu especialistas nacionais e entidades de ação social.

Organizado pelo CLDS5G Viseu Plural, projeto coordenado pelas Obras Sociais de Viseu, em parceria com o Município de Viseu e a Universidade Católica Portuguesa – Centro regional de Viseu, o evento serviu para clarificar o conceito de pessoa em situação de sem-abrigo e partilhar boas práticas de intervenção de vários territórios do país, reforçando a importância de uma abordagem local articulada.

Ficou claro que o perfil das pessoas em situação de sem-abrigo está a mudar, registando-se cada vez mais casos de pessoas que, apesar de terem emprego, não conseguem aceder a uma habitação. Perante esta realidade, a prevenção, através de um trabalho de equipa e planeamento antecipado, foi destacada como a ferramenta fundamental para travar este ciclo.

A necessidade de criar o NPISA – uma estrutura prevista na Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA) – foi consensual entre os participantes. Henrique Joaquim, Coordenador Nacional da ENIPSSA, presente no evento, manifestou total disponibilidade para apoiar técnica e estrategicamente este passo decisivo para Viseu.


Uma ideia unificadora emergiu das intervenções de todos os especialistas: a transformação real na vida de todas as pessoas em situação de sem-abrigo só é possível através de uma rede local sólida e articulada. Mais do que a dimensão nacional, foi salientado que é no terreno, através da cooperação entre parceiros locais, que se constroem soluções duradouras e eficazes.

A sessão de abertura contou com as intervenções da Vereadora do Município de Viseu, Marta Rodrigues, da Diretora do Núcleo de Intervenção Social do Centro Distrital da Segurança Social, Rosário Simões, de Célia Ribeira, Universidade Católica Portuguesa Viseu e de José Carreira Presidente das Obras Sociais de Viseu, entidade coordenadora do projeto CLDS 5G Viseu Plural.

“O seminário não se esgotou na partilha de conhecimento. Foi o ponto de partida que precisávamos. Saímos daqui com três certezas: a necessidade premente de uma rede local forte, a centralidade da prevenção como caminho e a vontade firme de criar o NPISA em Viseu. Com o apoio inequívoco da estratégia nacional, este é o primeiro passo para uma intervenção mais coordenada, técnica e humana no nosso concelho.” (Sónia Brito, Coordenadora Técnica do CLDS5G Viseu Plural).

OBRAS SOCIAIS VISEU – Instituição Particular de Solidariedade Social cuja missão diária visa contribuir para a longevidade feliz das pessoas, ao longo do seu percurso de vida, promovendo, na comunidade em que nos inserirmos, a saúde, a segurança, a participação e a aprendizagem, potenciando a autonomia, a não discriminação e a inclusão. É incubadora de respostas sociais como: o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, o Centro de Apoio a Pessoas com Alzheimer e outras Demências, a medida Acolhimento Familiar e ainda da valência Creche e Ensino Pré-Escolar. Durante os últimos anos tem sido a Instituição responsável pela dinamização dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social. Entidade Formadora Certificada pela DGERT desde 2016, pretende assumir-me nesta área como uma entidade formadora de referência na aquisição/reciclagem e/ou valorização de competências profissionais, na área do cuidado. Enquanto Instituição ao serviço da comunidade tem vindo a construir um caminho sólido e hoje, assume-se como um parceiro de referência na intervenção social e comunitária. https://obrassociaisviseu.pt/ | https://capad.pt/

CONTRATOS LOCAIS DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL (CLDS) – Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) têm por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos de forma multissectorial e integrada através de ações a executar em parceria para combater a pobreza e a exclusão social.

§  Obras Sociais de Viseu, um parceiro de referência na intervenção social e comunitária.

      https://obrassociaisviseu.pt/

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora